segunda-feira, 21 de maio de 2018

INDICAÇÃO JUSTÍSSIMA

     Crédito: FIFA

A Copa do Mundo da Rússia, que tem seu início previsto para o dia (14) de junho do ano em curso, vai propiciar ao árbitro Sandro Meira Ricci (foto), participar do segundo torneio mais importante de futebol do planeta, realizá-lo profissionalmente, e, calar definitivamente seus críticos no futebol brasileiro, ou dar-lhes razão.

Meira Ricci foi descoberto por Edson Resende de Oliveira, no futebol do Distrito Federal, que o indicou a Sérgio Corrêa da Silva. Dada as suas qualidades e ótima performance na direção dos jogos da CBF, foi alçado imediatamente ao posto do extinto quadro de Asp/FIFA. Logo a seguir, o nominado árbitro ganhou robustez e em curto espaço de tempo, foi laureado com o escudo da FIFA.

Sua indicação para o processo seletivo da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, foi um achado. Após os sucessivos fracassos da trempe, Wilson Luiz Seneme, (reprovou duas vezes), Leandro Vuaden e Heber Roberto Lopes, Sandro Ricci, foi convocado pela Fifa como a quarta opção.

Poliglota e em excelente forma física, submetido aos testes físicos e teóricos da FIFA, seu desempenho à época nos aludidos testes, foi considerado de excelência, que é o que exige a entidade internacional de um autêntico árbitro FIFA.

Desde então, Sandro Meira Ricci, nunca mais deixou de ser convocado pelo Comitê de Arbitragem da FIFA - leia-se Massimo Busacca (diretor de arbitragem e Pierluigi Collina, presidente daquele órgão), para atuar nas principais competições da instituição que controla o futebol no planeta. Aliás, suas atuações nos torneios da FIFA, nunca sofreram as contestações que sofrem quando o nominado árbitro atua no nosso futebol. 

A partir de 14 junho próximo, Meira Ricci e os assistentes, Emerson Augusto Carvalho e Marcelo Van Gasse, com justiça o melhor trio de arbitragem do futebol Sul-americano na atualidade, terão a sibilina missão de quando indicados por Busacca e Collina, para atuarem na maior competição futebolística do mundo, representarem com galhardia a arbitragem brasileira e, por consequência, Sul-americana.

A convocação de Sandro Ricci para o segundo Mundial consecutivo, está embasada em justiça porque, foi o único árbitro do futebol brasileiro, que participou de todos os seminários e competições da FIFA, ao longo dos últimos oito anos. Além da participação em seminários e torneios, há um componente estratégico para quem almeja participar de uma Copa do Mundo. É imperativo prestar atenção e trabalhar no seu intelecto o que viu, leu e ouviu nos cursos, seminários e palestras, para aplicar com inteligência, nos jogos dos torneios sub-17, sub-19, Sub-20, Mundial de Clubes e demais campeonatos em âmbito planetário, regidos ou não pela FIFA.

ad argumentandum tantum – Todos os apitos e bandeiras selecionados para a Copa da Rússia, além do exposto acima, foram observados nos seus países de origem por instrutores que analisavam o comportamento dos selecionados e  enviavam relatórios à FIFA.


ad argumentandum tantum (2) – Assim que leu a matéria em tela nos estúdios da FOX Sports, no Rio de Janeiro, o comentarista de arbitragem da indigitada TV, Carlos Eugênio Simon (foto), me ligou e pediu-me que fizesse um acréscimo no texto. “Disse Simon: Em 2011 eu estava num Congresso da FIFA, em Johanesburgo na África do Sul, e disse ao meu amigo Massimo Busacca, que o futebol brasileiro tinha um árbitro com potencial para ser FIFA. Seu nome, Sandro Meira Ricci. Posteriormente, repetiu o fato em outro evento na sede da FIFA, em Zurique”.
   Crédito: FIFA


A ÚLTIMA: Massimo Busacca e Pierluigi Collina têm recebido DVDs das competições do futebol brasileiro. Quatro árbitros chamaram a atenção dos atuais mandatários da arbitragem da FIFA. Anderson Daronco, Raphael Claus, Rodolpho Toski Marques e Wilton Pereira Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário