sábado, 24 de fevereiro de 2018

O PAÍS DO APITO

Sede da Copa do Mundo de 2022, o Qatar, foi escolhido pela FIFA para sediar neste mês de fevereiro os quatro seminários de excelência envolvendo a arbitragem, árbitros assistentes de vídeo que atuarão na Copa do Mundo da Rússia, a partir do próximo mês de junho. Inclusos nesses seminários, os instrutores do futuro de arbitragem FIFA, e as árbitras pré-selecionadas ao Mundial Feminino, que será efetivado na França em 2019, e os técnicos de futebol. Não lembro de ter visto e/ou ouvido que um filiado da entidade que controla o futebol no planeta, tenha tido o privilégio de sediar tantos eventos de maneira sequencial da magnitude em tela.  
Presidente da Associação de Futebol do Qatar,H.E Sheik Hamad Bin Kalifa Al Tani e Pierluigi Collina - Crédito: QFA 

A cerimônia de abertura dos aludidos seminários foi realizada no Inter Continental Hotel em Doha (capital do Qatar). Seminário que teve como palestrantes, Pierluigi Collina (foto), presidente do Comitê de árbitros da FIFA, Massimo Busacca, chefe do departamento de árbitros da FIFA, Hani Ballan, vice-presidente da FIFA e do comitê de árbitros da AFC (Confederação Asiática de Futebol) e Presidente do Comitê de Árbitros do QFA (Associação de Futebol do Qatar).

Na palestra inicial no seminário da arbitragem, Collina disse: "O objetivo desse seminário não é algo novo para os árbitros - mas esta é uma semana muito importante porque, após o seminário, tomaremos a decisão final sobre quais árbitros serão selecionados para a Copa do Mundo/2018”.

A arbitragem masculina pré-selecionada e demais congêneres que participaram do Workshop, foi submetida a testes médicos, físicos, aulas teóricas e práticas no campo de jogo e treinamentos das formas de manuseio e atuação do árbitro de vídeo, discussões das tendências e/ou probabilidades que poderão acontecer durante o Mundial, visando otimizar os últimos detalhes para a Copa que se avizinha.

Em se tratando de instrutores de árbitros, eles foram contemplados com os mais recentes materiais didáticos, e receberam treinamento visando o aprimoramento dos seus conhecimentos em treinamento físico, técnico e avaliação dos homens de preto.
 Árbitras selecionadas para o Mundial Feminino da França/2019 - Crédito: QFA

Collina finalizou sua participação, vociferando: “O seminário de arbitragem da FIFA, realizado em Doha, exibe o compromisso de excelência da FIFA e da QFA, para o desenvolvimento de todas as pessoas envolvidas no futebol, mas sobretudo, com os guardiões das REGRAS DE FUTEBOL, no caso a arbitragem, que terá a dificílima missão de interpretar e aplicar as regras nos (sessenta e quatro prélios) durante a Copa, de acordo com o seu espírito".

Falando na cerimônia de encerramento, Hani Ballan, Vice-Presidente do Comitê de Árbitros da FIFA e Presidente do Comitê de Árbitros da AFC e Presidente do Comitê de Árbitros do QFA, disse: "Em nome da QFA, gostaria de agradecer a todos e a FIFA, pela confiança e a oportunidade propiciada ao Qatar e a QFA, pela deferência de organizarmos quatro eventos sequenciais de tamanha monta”. Foi um prazer inominável tê-los aqui no Qatar. A arbitragem é como diamante, precisamos protegê-la. Devemos qualificá-la, para que ela tenha desempenho transparente.

Na sua última intervenção, Massimo Busacca, Diretor de Arbitragem da Fifa afirmou: "Quero agradecer-lhe Hani Ballan, pelo seu importante discurso, e o planejamento desenvolvido por todos para que, obtivéssemos o sucesso que tivemos nos quatros seminários que realizamos em terras catarianas.

A FIFA deve anunciar a qualquer momento a lista dos árbitros, assistentes e árbitros assistentes de vídeo selecionados ao Mundial de 2018.

PS: O futebol brasileiro teve vários participantes nos seminários do Qatar. Os árbitros Sandro Meira Ricci, Wilton Pereira Sampaio e a melhor árbitra da América do Sul, Édina Batista da Federação Paranaense de Futebol, pré-selecionada para o Mundial Feminino da França em 2019. Além da instrutora de arbitragem da CBF, Ana Paula de Oliveira e o professor Paulo Camelo, considerado referência na área de educação física.  

ad argumentandum tantum - A coluna RADAR da Revista Veja, que chegou as bancas neste sábado (24), noticia que a CBF fez um convite irrecusável aos (vinte e sete) presidentes das federações de futebol do Brasil, com direito a acompanhante. Estão todos convidados para a primeira fase da Copa do Mundo da Rússia. Passagens, hotéis e traslados estão incluídos. 

ad argumentandum tantum (2) - O montante que será gasto nesse convescote, deveria ser direcionado para um curso de capacitação à arbitragem brasileira, que vai atuar no próximo Campeonato Brasileiro da CBF. Mas isto não irá acontecer porque, infelizmente no futebol brasileiro, o árbitro é tido e havido como uma "filigrana"

Nenhum comentário:

Postar um comentário