quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

CARTOLAS DESCARTAM ÁRBITRO DE VÍDEO



Encerrada a reunião do International Football Association Board, no dia 5 de março de 2016, quando  a instituição aprovou o experimento do ÁRBITRO DE VÍDEO (AV), como ferramenta para auxiliar a confraria dos homens de preto a tomarem decisões mais justas, a FIFA e o mundo que gravita no futebol mundial aplaudiram a decisão do (The IFAB).

Desde então, a única entidade que discordou em parte do protocolo estabelecido na aludida reunião, via mídia esportiva desde 2016, foi a CBF. Discordância que consta na palavra do presidente Marco Polo Del Nero, no livro REGRAS DE FUTEBOL 2017/2018.

Discordância que foi exposta em várias entrevistas, pelo representante da CONMEBOL Manoel Serapião Filho (foto), que, é membro do Painel Técnico Consultivo do (The IFAB).

Além do exposto, o diretor do departamento de arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, quando questionado sobre a implantação do (AV) ao longo de praticamente três anos, saía pela tangente: “Estamos estudando e buscando parceiros para poder colocar a tecnologia em campo”, no auxílio à arbitragem”. Aliás, se existe algo que não se pode discutir e/ou alegar, é a falta tempo que a CBF e os clubes tiveram para discutir o tema.

Só que os parceiros nunca apareceram. Tanto é que a CBF tentou transferir o investimento do (AV), aos clubes e o resultado você lerá abaixo. 

Enquanto a CBF demonstrava-se refratária a utilizar o (AV), com óbices medíocres, as principais ligas de futebol do planeta como, MLS (EUA), KNVB (Holanda), Bundesliga (Alemanha), Federação Portuguesa de Futebol, Federação Italiana de Futebol e a Federação Francesa de Futebol implementaram os testes como o (AV).

A CBF realizou dois testes que redundaram num rotundo fracasso. O fato aconteceu, nas duas partidas decisivas do campeonato da Federação Pernambucana de Futebol em 2017. Foi um horror!

O (AV) foi testado em vinte competições diferentes do futebol mundial, em exatos oitocentos jogos. Inclusos os torneios da FIFA desde 2016.

No dia 22 de janeiro do ano em curso, em reunião preliminar em Zurique na (Suíça), o (The IFAB), referendou a experiência para a Reunião Geral Anual de Trabalho, que acontecerá no dia 3 de março de 2018. Reunião, que, dará o aval para a utilização do (AV) no Mundial da Rússia.

Além do fiasco dos testes realizados pela CBF, faltava um decisão que atestasse de forma clarividente, a decrepitude da cartolagem que dirige o futebol brasileiro. Ela veio na última segunda (5/2), na sede da CBF, por ocasião do conselho técnico do Campeonato Brasileiro desta temporada.

Por 12 x 7, os clubes que disputarão a Série (A) do Brasileirão, alegaram que o custo de quarenta mil reais por jogo está em descompasso com a realidade das equipes, e rejeitaram o (AV).

PS: Diante do você leu, fica a pergunta: Qual é o diferencial entre os dirigentes que comandam o futebol brasileiro e os dos EUA, Alemanha, França, Holanda, Itália e Portugal que realizaram e continuam realizando o experimento do (AV)?

PS (2): Pelo andar da carruagem aqui por estas plagas, o (AV), aprovado pelo (The IFAB), é uma tecnologia sem nenhuma importância à arbitragem brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário