sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

UM NOVO TITO RODRIGUES?



Quem teve a felicidade de conviver, trabalhar com o ser humano, ex-árbitro e ex-diretor de arbitragem da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Tito Rodrigues, vivenciou momentos aprazíveis.

Independente do caráter imutável, Tito era intelectual, extrovertido, gerente de banco e na época que exerceu a atividade de árbitro da (FPF), sempre exibiu um estilo clássico dentro de campo, posicionamento inquestionável nas jogadas de pequena, média ou alta intensidade. Era respeitadíssimo.

Foi um dos melhores apitos que vi atuar no futebol paranaense e, por extensão, do futebol brasileiro. Se apitasse hoje seria FIFA com um pé nas costas e seria árbitro de Copa do Mundo. Na atualidade, qualquer medíocre atinge o quadro da FIFA.


Cursos para instrutores regionais

A CBF anuncia no seu site, que está realizando neste início de temporada no Rio de Janeiro, curso de requalificação aos instrutores de arbitragem das federações de futebol. O fato em si é de relevância - tomara que os instrutores das federações, que participam do aludido evento, tenham a capacidade cognitiva de absorver 100% do que estão ouvindo, vendo e praticando, para repassar aos árbitros dos seus estados e, por conseguinte, tenhamos a otimização das tomadas de decisões dos apitos e bandeiras.


Autofagia ou ausência de qualidade?

0 clássico Rei da Amazônia, Clube do Remo x Paysandu, que será realizado no próximo domingo (28/1), terá árbitro neutro. Segundo informações, os clubes exigiram árbitro de outra federação. Marcelo de Lima Henrique (Master/CBF), foi o apito escolhido para a direção da partida em tela. Pergunto: Dewson Fernando Freitas da Silva (FIFA/PA), não reúne as credenciais necessárias para dirigir o clássico nominado?

ad argumentandum tantum – Divulgada a escala de jogos e da arbitragem da primeira rodada da Copa do Brasil, observa-se a presença do analista de campo. Será que nesta temporada, a CA/CBF vai levar a sério o trabalho desenvolvido por essas personagens ou vai continuar jogando o relatório por elas produzida na lata do lixo?

ad argumentandum tantum (2): Pode alguém que nunca apitou uma partida de futebol de menino de conjunto habitacional, analisar as tomadas de decisões e/ou comportamento do árbitro de futebol num jogo? Na CBF pode. QUE VEXAME!

Nenhum comentário:

Postar um comentário