quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

OS MELHORES INSTRUTORES?

                                                                   Crédito: PP

No dia (15/1), este Blog noticiou que o quadro de analistas, observadores, delegados e, sobretudo o de instrutores da CBF, é o mesmo há vários anos e necessita urgentemente de uma oxigenação.

Algumas horas após o post do aludido texto, recebi mensagens no WhatsApp com alguns questionamentos, e a afirmação de que, as pessoas que desempenham a atividade de instrutor de arbitragem na CBF, são consideradas as melhores do futebol Sul-americano.

Quando falamos em renovação nesta área, foi substanciado no fato concreto de que a arbitragem brasileira, vem dando sinais explícitos de decadência ano após ano, nos torneios da CBF.

Basta ver o desempenho pífio da confraria do apito no Brasileirão das Séries A, B, C e D, Copa do Brasil e outros campeonatos do ano que passou.

Tanto é verdade que em 2017, nenhum (apito) foi revelado. Ressalte-se que não foi por falta de calendário e de tempo. Tivemos competições da CBF de fevereiro a dezembro do nominado ano.

A CBF tem um departamento de arbitragem, que é dirigido por Sérgio Corrêa. Tem uma comissão de árbitros que é comandada por Marco Marinho, que não é árbitro formado e nunca apitou um jogo de menino de conjunto habitacional – e, como membros da comissão, os ex-árbitros, Alício Pena Júnior, Ana Paula Oliveira (foto) e Cláudio Cerdeira - todos atuando como instrutores.

Além do exposto, Manoel Serapião Filho e Nilson de Souza Monção, são os responsáveis pela Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (Enaf) - e também desenvolvem, a atividade de instrutores.

É clarividente o descompasso entre aqueles que são tidos como os “melhores instrutores”, e os resultados que os mesmos vem sendo apresentando na requalificação da arbitragem do futebol pentacampeão mundial.

É público e notório, que quem indica o árbitro e/ou assistente ao quadro nacional da CBF, são as federações. Porém, quem dá as condições aos membros da (Senaf) com cursos, seminários, testes físicos, material didático, etc…, para serem escalados, são as pessoas acima nominadas.

ad argumentandum tantum – Pelo andar da carruagem, urge a CBF rever, o conceito do adjetivo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário