quarta-feira, 18 de outubro de 2017

DESCRÉDITO É TOTAL!

    Da esquerda para a direita, Heber Roberto Lopes, Massimo Busacca (diretor de árbitros da FIFA),   Zico e Sandro Meira Ricci 

No último dia 2 de outubro, um membro da equipe da Juventus da Itália, teceu críticas a uma interferência do árbitro de vídeo na partida Juventus 2 x 2 Atalanta, pelo campeonato italiano. Incontinenti a Federação Italiana de Futebol, censurou o comportamento do dirigente da Juventus e anunciou que tomaria medidas disciplinares severas às pessoas que adotarem esse tipo de procedimento.

A UEFA tem sido implacável com atletas ou qualquer pessoa vinculada a um dos (52) filiados quando há pronunciamentos desrespeitosos a arbitragem – a punição é imediata em pecúnia e dias de suspensão. A Premier League (Inglaterra), adota comportamento similar a UEFA. A Bundesliga (Alemanha), idem. Na Espanha, abriu a “boca” contra a confraria do apito, a punição vem a “cavalo”. Na França, os atletas são orientados por ex-árbitros de como se comportar em relação a arbitragem no campo de jogo - e as diretorias dos clubes solicitam moderação dos jogadores. Na Holanda (KNVB), o árbitro é intocável.

Outrossim, independente da punição àqueles que se manifestam de forma inadequada contra a arbitragem os europeus implantaram nas suas competições, comissões de excelência para avaliar as decisões do árbitro e assistentes na direção dos prélios – comissões que são compostas por ex-árbitros, dirigentes, técnicos, atletas e integrantes da imprensa. Essa plêiade de analistas, reúne-se um ou dois dias após os confrontos - e analisa os prós e os contra da arbitragem rodada após rodada. Comprovada a deficiência do apito e/ou bandeira nos pilares técnico, físico, tático e psicológico, eles são submetidos a uma requalificação sobre as Regras de Futebol. E, dependendo da situação, são afastados das escalas “a francesa”.

O significado do que você acaba de ler, é exibido semanalmente nas Tvs de todo o planeta - os melhores atletas de futebol do mundo, estádios lotados e em perfeitas condições, gramados de primeira linha, diferente do futebol brasileiro e a certeza do consumidor/torcedor de que ele não comprou “gato por lebre”.  

Na contramão da prática do Velho Continente, no que concerne ao futebol, o presidente do Grêmio/RS, Romildo Bolzan, na tarde da terça (17), em entrevista à imprensa, colocou em “cheque” a capacidade e o caráter do árbitro Heber Roberto Lopes (SC), que vai dirigir nesta quarta (18), Corinthians/SP x Grêmio/RS. Inclusive acusou o indigitado apito de ser um “juiz caseiro”.
    
Independente do teor e do contexto que foi concedida a entrevista, o cartola do Tricolor dos Pampas, tomou a decisão que tomou, porque sabe que a direção da CBF é comandada por Marco Polo Del Nero, que é investigado por corrupção pelo (FBI/EUA). Bolzan Júnior, falou o que falou, porque tem conhecimento através da mídia das “falcatruas”, que os antecessores de Del Nero, Ricardo Teixeira que também é investigado pela Justiça dos (EUA) e José Maria Marin, preso pelos mesmos motivos no Congresso da FIFA em 2015, na Suíça e atualmente se encontra cumprindo prisão domiciliar na terra do Tio Sam, cometeram a frente da direção da CBF.

Diante de tudo que se leu até aqui, compreende-se em parte as declarações e a angústia do presidente gremista - Porém, isso não lhe confere o direito de atacar a moral do nominado árbitro. Pois até que se prove o contrário, Heber Roberto Lopes é um indivíduo HONESTO.

Perguntar não ofende:  A cartolagem que elegeu e reelegeu sucessivas vezes Ricardo Teixeira, elegeu José Maria Marin Maria e Marco Polo Del Nero é honesta ou é “INCAUTA”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário