sexta-feira, 27 de outubro de 2017

COMISSÃO DE ÁRBITROS E COMANDADOS EM “XEQUE”



A avalanche de erros de interpretação e aplicação das REGRAS DE FUTEBOL, perpetrados pela grupo de árbitros que compõe a Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (Senaf/CBF), na direção dos prelios nesta temporada nas séries (A e B) do Campeonato Brasileiro, se compilados com um mínimo de seriedade, expõe como nunca na história do Brasileirão - a participação decisiva da arbitragem na classificação dos clubes que disputam as séries acima nominadas.

Quando afirmo que a arbitragem com seus erros e/ou equívocos tem participado diretamente na oscilação da tabela de classificação, o faço não na questão ética e/ou moral – mas na ausência robusta e clarificada de treinamento, de capacidade, ou como queiram de qualidade de uma plêiade de apitos e bandeiras guindados à (Senaf) não se sabe o porquê.

Diante do exposto, a partir desta sexta (27), como as competições tanto na Série (B) como na (A) atingiram sua reta final - cada partida será mais decisiva do que nunca - espera-se que a CA/CBF que designou a arbitragem e sobretudo os designados, joguem as atuações medíocres na lata do lixo - e apresentem um trabalho digno da tradição que o Brasil possui no planeta de país do futebol.

Ad argumentandum tantum - No sorteio realizado na CBF - para dirigir Paraná Clube/PR x Oste/SP, na próxima terça (31) - deu o arbitro Pericles Bassols Cortez. O indigitado apito esteve duas vezes no quadro da FIFA e não conseguiu se manter. O que significa que foi rebaixado de categoria. Teve problemas de relacionamento na Federação de Futebol do Rio de Janeiro - daí foi apitar na Federação Pernambucana de Futebol em 2017.

ad argumentandum tantum (2) - Nas finais do Campeonato Pernambucano deste ano, foi “esquecido” pela Comissão de Árbitros da terra do Frevo. Há poucos dias no confronto Bahia/BA x Coritiba/PR, deixou de assinalar penal inominável em desfavor dos baianos. Pelo andar da carruagem, a representatividade do Paraná Clube e da Federação Paranaense de Futebol estão em baixa na CBF.

PS: Bassols Cortez foi designado nas finais do campeonato pernambucano, onde exerceu a função de Árbitro de Vídeo (AV). Foi uma lambança total!

Nenhum comentário:

Postar um comentário