domingo, 17 de setembro de 2017

CURSO INCOMPLETO

              Crédito: SAFERGS


O site da FIFA no que concerne a arbitragem, acusa que a América do Sul tem (68) árbitros e (69) árbitros assistentes. O que significa que todos os (137) apitos e bandeiras, são membros da esquadra de arbitragem da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).
Portanto a convocação de (20) árbitros e (8) árbitros assistentes, para o curso de treinamento sobre o ÁRBITRO DE VÍDEO (AV), que está sendo realizado na sede da entidade na cidade Luque, nas circunvizinhanças de Assunção, capital do Paraguai, está incompleto.
É compreensível a não convocação de um contingente maior da arbitragem Sul-americana para o aludido curso - em função das acomodações, espaço físico e, também porque, a maioria dos campeonatos dos filiados à CONMEBOL, está em pleno andamento.
Diante do exposto, fica evidente que a (CSF) para atingir 100% do seu quadro de árbitros, no que diz respeito a tecnologia do (AV), terá que realizar novos cursos.
Pois do contrário, parte significativa da confraria do apito daquele organismo, vai ficar sem o devido conhecimento, dessa importante ferramenta disponibilizada pelo (The IFAB) para auxiliar a arbitragem, a tomar decisões mais justas no campo de jogo.
Ad argumentandum tantum (1) – Dos considerados grandes centros do futebol mundial, a CONMEBOL é a última entidade a realizar o curso de treinamento do (AV) à sua equipe de arbitragem. Ressalto ainda que do total de (68) árbitros, apenas (30%) foram convocados. Já o percentual dos assistentes, é pouco acima de (10%), do total de (69).
Ad argumentandum tantum (2) – A Frase de autoria dos instrutores de arbitragem da CBF, Luiz Cunha Martins, Manoel Serapião Filho e Sérgio Corrêa da Silva preceitua que: “A arbitragem exige concentração, controle emocional, pleno domínio das REGRAS DO JOGO, condicionamento físico, bom posicionamento em campo, firmeza nas decisões e, acima de tudo, imparcialidade e entusiasmo”. A exuberante arbitragem de Jean Pierre Gonçalves de Lima (foto-RS), no prélio Paraná/PR 2 x 1 Londrina/PR, pela Série (B), no sábado (16/9), em Curitiba (PR), encaixou-se com perfeição na frase acima nominada. Ou melhor dizendo, Jean Pierre foi 10!.

Ad argumentandum tantum (3) - Na contramão do DESENVOLVIMENTO e na  vanguarda do SUBDESENVOLVIMENTO - a CBF decidiu não implementar o teste do ÁRBITRO DE VÍDEO, no Campeonato Brasileiro desta temporada. Resultado: A arbitragem com erros crassos em alguns jogos, está decidindo as partidas do seu principal torneio. POBRE ARBITRAGEM BRASILEIRA!

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Quais são os critérios utilizados pela CA/CBF, no momento de inserir apitos e bandeiras nos sorteios da Série (A) do Brasileirão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário