sexta-feira, 22 de setembro de 2017

CBF: PROJETO OU ARREMEDO?

                                                                             Crédito: CBF

A CBF quando questionada pelos meios de comunicação a respeito da não implementação do experimento do ÁRBITRO DE VÍDEO (AV), no Campeonato Brasileiro de 2017, afirmou várias vezes: 1) Estamos trabalhando em cima do projeto e contatando várias empresas para atuarem como parceiras no empreendimento – e, a partir do momento que tivermos tudo em ordem, iremos colocar a aludida tecnologia em ação. 2) A CBF discorda em parte da forma como está formatado o Protocolo do (The IFAB), no que tange ao (AV) – a afirmação está na palavra do presidente da entidade Marco Polo Del Nero, no manual REGRAS DE FUTEBOL 2017/2018. 3) O custo econômico da experiência do (AV) é elevadíssimo – diante disso, a CBF vai aguardar um pouco mais, quem sabe o Mundial da Rússia em 2018 para aderir ou não à essa ferramenta no auxílio a arbitragem.

Após o propalado episódio do prelio Corinthians/SP x Vasco da Gama/RJ, no último domingo (17), onde o atacante Jô da equipe mosqueteira, fez o gol da vitória com s utilização do braço, Del Nero mudou repentinamente de ideia e veio a público afirmar que: “A CBF vai implantar imediatamente o (AV), nas partidas da Série (A) do Brasileirão”. Menos de 24h depois, voltou atrás e anunciou o que já se sabia mas precisava de confirmação.

O projeto do (AV) alardeado pela CBF só existe na mente dos seus dirigentes. Vamos aos fatos: A TV detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro (Rede Globo) - após a fala de Del Nero, emitiu uma nota com o seguinte conteúdo: “A Rede Globo e a Globosat, não tinham condições de colocar o experimento do (AV) incontinenti porque, nas transmissões do Brasileiro não utiliza determinados equipamentos exigidos pela tecnologia do (AV)”.

A Rede Globo e a Globosat, não sabiam quais eram os estádios e/ou arenas, que dispunham da estrutura necessária para alocar a tecnologia do (AV), e seu funcionamento adequado.

E, por derradeiro, a televisão precisava de tempo para treinar seus profissionais para tão importante missão. O que explicita a responsabilidade da TV para com o futebol brasileiro, seus anunciantes e o torcedor.

Aqui neste espaço tenho enfatizado sistematicamente que o quadro de arbitragem da CBF, com exceção de (seis membros) - apitos e bandeiras, os demais, nunca receberam o treinamento do (AV). Atualmente a (SENAF/CBF), tem próximo de quinhentos membros.

Tanto é verdade que a “toque de caixa,” a CBF convocou (64) integrantes da (SENAF/CBF) para participarem do curso de treinamento do (AV), a partir da próxima segunda (25), na cidade de Águas de Lindoia (SP).

Ad argumentantum tantum – Que projeto é esse da CBF a respeito do (AV), que não se comunicou com a televisão, não vistoriou arenas e/ou estádios e sequer treinou os apitos e bandeiras e demais profissionais, que irão manejar a indigitada tecnologia ?

  1. PS: O experimento do ÁRBITRO DE VÍDEO, foi autorizado pelo (The IFAB), em 5 de março de 2016. O que significa que a CBF teve tempo e mecanismos suficientes para implementá-lo. O Árbitro de Vídeo está sendo testado em 2017 - na Bundesliga (Alemanha), no Campeonato Francês, na KNVB – (Holanda), no Campeonato Italiano, na MLS (EUA) e no Campeonato Português. 
     
  2. PS: Além do exposto, o (AV) foi testado no Mundial de Clubes da FIFA do Japão em 2016, no Mundial Sub-20 da FIFA na Coreia do Sul este ano, no amistoso entre Espanha x França em 2017, na Copa das Confederações no último mês de julho e será testado no Mundial Sub-17 da FIFA na Índia, no mês de outubro do ano em curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário