segunda-feira, 25 de setembro de 2017

(AV) NÃO RESOLVERÁ TODOS OS PROBLEMAS

                                                                Crédito: ParanaOnline

Autorizado pelo (The IFAB) em março de 2016, como ferramenta revolucionária no auxílio a arbitragem para dirimir lances como se foi penal ou não, foi ou não gol, e corrigir se o cartão vermelho direto foi aplicado pelo árbitro corretamente e com identidade errada dos atletas, o experimento do ÁRBITRO DE VÍDEO (AV), começou ser testado nesta segunda (25), no curso de capacitação à (64) árbitros membros da Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (SENAF/CBF).
Importante destacar que a arbitragem brasileira é a última dos grandes centros do futebol mundial, a aderir a aludida tecnologia. Tecnologia que se ministrada por pessoas qualificadas sobre o tema - e trabalhada com persuasão no intelecto de todos os segmentos envolvidos, poderá tornar as decisões da arbitragem próximas da uniformidade.
O que a CBF precisa decidir e repassar aos árbitros é se além das quatro situações elencadas acima, o (The IFAB) mexeu no protocolo e permitiu que outros lances como o IMPEDIMENTO,  SE A BOLA SAIU OU NÃO PELA LATERAL E/OU LINHA DE FUNDO  e as SIMULAÇÕES DOS ATLETAS, serão contempladas pelo (AV).
Na Mundial de Clubes da FIFA do Japão em 2016, no Mundial Sub-20 da Coréia do Sul este ano, na Copa das Confederações realizada no mês de julho que passou, na Rússia e no amistoso realizado no mês de março de 2017, entre Espanha 2 x 0 França, o (AV) quebrou o Protocolo do (The IFAB). Nas três situações citadas no terceiro parágrafo, o (AV) interferiu e mudou as decisões do árbitro e dos assistentes.
Esta é uma situação que deve ficar bem clarificada no treinamento, sobretudo, porque a CONMEBOL tem dois membros no Comitê de Arbitragem da FIFA. Wilson Luiz Seneme e Amelio Andino, que devem estar 100% por dentro dos acontecimentos.
Reitero o que disse acima: Se o treinamento do Árbitro de Vídeo, for ministrado por pessoas qualificadas sobre o tema e as Arenas e/ou estádios escolhidas para os testes, comportarem toda a aparelhagem eletrônica exigida, nossos árbitros e quem exercer a função de (AV), darão um salto gigantesco na qualidade das tomadas de decisões no campo de jogo. Mas que fique claro que o (AV) não irá resolver todos os problemas e/ou erros de interpretação e aplicação das REGRAS DE FUTEBOL.
PS: No domingo (24), via chamada de voz WHATSAPP, o coordenador do projeto do (AV) da CBF, Sérgio Corrêa da Silva, afirmou a este colunista que em nenhum momento a CBF prometeu que implementaria imediatamente essa tecnologia.
PS (2): Corrêa me disse que o presidente da CA/CBF, Marcos Marinho, após reunião com o dirigente máximo da entidade, Marco Polo Del Nero, afirmou que: “A CBF implantaria o (AV) o mais rápido possível”. Ponto.
PS (3): A CA/CBF anunciou no início desta segunda-feira (25), que, a decisão da Copa do Brasil desta temporada, entre Cruzeiro/MG x Flamengo/RJ, na próxima quarta-feira (27), no Mineirão, será dirigida por Luiz Flavio de Oliveira  (foto-FIFA/SP).
PS (4): Após recente contusão contraída em uma partida da Série (B) do Campeonato Paulista, espera-se que o indigitado apito esteja mentalmente, tecnicamente e fisicamente recuperado na sua plenitude. O prélio que Luiz Flavio irá dirigir, vai exigir do primeiro ao último segundo, coragem para tomar decisões fortes, mas principalmente, ingente equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário