terça-feira, 22 de agosto de 2017

CONMEBOL ADERE AO (AV)

           Crédito: (The IFAB)    

Aprovado pelo (The IFAB) em 5 de março de 2016, com protocolo definido de como deveria ser utilizado o experimento do ÁRBITRO DE VÍDEO (AV), ferramenta que tem por objetivo auxiliar a arbitragem a equacionar lances polêmicos e/ou que fujam do campo visual do árbitro, o (AV) já foi e/ou está sendo testado, há vários meses nas principais ligas da Europa, nos EUA e em outros Continentes.
Na contramão da evolução e na dianteira do subdesenvolvimento, a CBF realizou dois testes com o (AV)  em parceria com a Federação de Futebol de Pernambuco, que resultaram num  autêntico “FIASCO”. Na semana que passou, a CBF lançou de vez o seu quadro de arbitragem no subdesenvolvimento, quando anunciou que não irá realizar mais nenhum teste sobre a tecnologia em tela - vai aguardar a Copa do Mundo da Rússia em 2018.
Aliás, a América do Sul, em que pese os cinco títulos mundiais da Seleção Brasileira de Futebol e o bicampeonato da Argentina e do Uruguai, também relutou sobre o experimento.
Em março deste ano, a CONMEBOL anunciou em Estoril (Portugal), que o aludido teste seria implementado nas oitavas de final da Taça Libertadores da América – posteriormente recuou – e noticiou que iria implementar o (AV) nas semifinais e finais da Libertadores.
Na segunda (21/8), o Comitê de Arbitragem da (CSF) Confederação Sul-Americana de Futebol, convocou (20) árbitros e (8) árbitros assistentes para o curso de capacitação sobre o (AV), que será efetivado em Luque (Paraguai), sede da (CSF) no período de 14 a 22 de setembro próximo.
PS: O nosso questionamento é simples e objetivo: Dada a grandeza dos nove títulos mundiais de futebol da América do Sul, quais foram os motivos que impediram a arbitragem de aderir ao (AV), já que, países sem nenhuma tradição no futebol estão há vários meses treinando seus apitos no que tange o (AV)?
PS (1): Aos que me questionam a respeito dos elogios que dedico aos ingleses no futebol, respondo: O (The IFAB) é composto desde a sua fundação, pelas quatro associações britânicas. Escócia, Inglaterra, Irlanda, País de Gales   e a FIFA, após sua fundação em 1904. Mas a ideia foi da Inglaterra.
PS (2): Os ingleses criaram, organizaram e aperfeiçoaram ao longo do tempo, o (The IFAB), as REGRAS DE FUTEBOL e o chuveirinho, que consiste no levantamento da bola à área penal. Após o título de 1966, conquistado em solo inglês, construíram as imponentes arenas. Ato contínuo, instituíram a Premier League, instituição que gerencia todos os campeonatos. A The FA ocupa-se apenas com a seleção inglesa.
PS (3): A seguir implantaram um eficiente Código Disciplinar de Futebol, sem o “vergonhoso” efeito suspensivo, “excrescência” que consta no CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), e profissionalizaram a arbitragem.
PS (4): Há quatro anos consecutivos, a Premier League é detentora da maior média de público do futebol mundial, é a  mais lucrativa do planeta e sua competição é transmitida para (168) países.

                             
                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário