quarta-feira, 16 de agosto de 2017

ACREDITE SE QUISER!

                                                                                   Crédito: CBF

No espaço reservado a palavra do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, no livro REGRAS DE FUTEBOL 2017/2018, Del Nero diz que: “Valemo-nos uma vez mais da oportunidade para mencionar que a CBF continua investindo maciçamente no setor de arbitragem, cujos frutos se revelam por meio de arbitragens de qualidade e, sobretudo, imparciais e transparentes. Os erros que se verificam, apesar de fazerem parte da falibilidade humana, não passam despercebidos pela entidade, porquanto adota todos os meios para evita-los”.
O que você vai ler a seguir vai substancia-lo a tirar suas próprias conclusões, se a afirmação do presidente da CBF é ou não verdadeira. Desde 2012, o (The IFAB), após vários experimentos, implantou o Árbitro Adicional (AA) - ao lado das metas, nos jogos. Dentre as grandes potências do futebol mundial, a CBF foi a última a aderir aos (AA).
Enquanto o mundo da arbitragem vem realizando intercâmbios anualmente, envolvendo árbitros, instrutores e dirigentes de arbitragem, como a UEFA, a CONCACAF e a CONFEDERAÇÃO ASIÁTICA DE Futebol, o quadro de arbitragem, de delegados e instrutores da CBF, a exemplo dos demais filiados da CONMEBOL, ficou circunscrito a cultura anacrônica da arbitragem da América do Sul.
A UEFA construiu o Centro de Excelência de Aperfeiçoamento (aos novos apitos e assistentes) e de Requalificação (aos árbitros e bandeiras já formados) de Arbitragem (CORE) – localizado em Nyon (Suíça) – centro que é considerado referência no que tange à arbitragem. A CBF embora seja detentora de cinco títulos mundiais, e, faça parte do país do futebol, ainda não construiu um centro de treinamento aos seus homens de preto.
 Da esquerda para a direita, o árbitro Wagner Reway e os assistentes Eduardo Cruz e Danilo Manis, no único intercâmbio envolvendo um trio de árbitros da CBF e a UEFA
A CBF nunca realizou um curso, um seminário e/ou intercâmbio como os europeus, à todos, repito, todos os membros do seu quadro nacional de árbitros. O que a CBF tem realizado é um curso aqui, outro ali, para um grupo restrito da Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (Senaf).
Perguntar não ofende: Quantos Workshops e/ou cursos de requalificação realizou a CBF ao quadro da (Senaf) nesta temporada? Quantas videoconferências foram realizadas até o momento aos membros da (Senaf)?
As associações vinculadas a UEFA, a (MLS-EUA) e mais recentemente, a Confederação Asiática de Futebol e parte da Oceania, implementaram o experimento do ÁRBITRO DE VÍDEO(AV) nas suas competições. Enquanto isso, a CBF na contramão do planeta, anunciou na terça (15/8), via o diretor de arbitragem Sérgio Corrêa, que a entidade não irá colocar o teste do (AV) no Campeonato Brasileiro e talvez, o faça após a Copa do Mundo da Rússia.
Apesar do Campeonato Brasileiro da CBF estar na segunda fase, o site da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf), desta quarta (16/8), noticia que está faltando uniforme à arbitragem que atua nas competições da CBF. E, que há árbitros e assistentes, que estão emprestando a vestimenta de outros companheiros quando escalados.

PS: Diante do exposto, tire suas conclusões a respeito da declaração de Marco Polo Del Nero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário