segunda-feira, 17 de julho de 2017

IMPERFEITO “AD AETERNUM”

    A esquerda, Massimo Busacca (diretor de arbitragem da FIFA) - e logo a direita Pierluigi Collina - foto - FIFA 

Se existisse árbitro de futebol perfeito, Damir Skomina (FIFA/ESLOVÊNIA), considerado um dos melhores apitos do futebol mundial, que dirigiu no último mês de maio, a partida final da Liga da Europa (UEFA), entre o Ajax x Manchester Unidet, não cometeria os equívocos que cometeu.  
Um outro exemplo clarividente da imperfeição do homem de preto, foi observado na decisão da Liga dos Campeões da UEFA, no confronto Real Madri x Atlético de Madri. Apitou o jogo em tela, Felix Brych (FIFA/ALEMANHA) - o árbitro número (1) da Bundesliga e selecionado no Ranking da UEFA entre os três melhores.  Brych, a exemplo de Skomina, tomou várias decisões em desacordo com o preceituado nas REGRAS DE FUTEBOL, que são universais.
No Mundial Sub-20 da FIFA, disputado na Coréia do Sul no mês de maio deste ano, a entidade internacional selecionou e capacitou para o aludido torneio, uma plêiade de apitos e assistentes de excelência, incluso o treinamento e a implantação do ÁRBITRO DE VÍDEO.
A qualidade das tomadas de decisões da confraria do apito que laborou no Mundial Sub-20, sofreu vários questionamentos e na nossa opinião oscilou entre o regular e o bom.
Na recém-findada Copa das Confederações da Rússia em junho deste ano, novamente a FIFA e seu Comitê de Arbitragem convocaram e requalificaram um time de primeira linha dos homens de preto -, incluído o ÁRBITRO DE VÍDEO. E mais uma vez, a imperfeição da arbitragem que é comandada por seres humanos, expôs suas deficiências com sérios equívocos nos jogos da indigitada competição.  
No Campeonato Brasileiro da CBF, a arbitragem não é e nunca será diferente das competições da FIFA e da UEFA - mesmo que todos os árbitros da (SENAF), sejam requalificados sistematicamente.
Por um motivo singular: O árbitro do futebol pentacampeão é humano –  e a exemplo dos demais congêneres dos diferentes Continentes do planeta, têm a intrínseca e sibilina missão de interpretar e aplicar as REGRAS DE FUTEBOL, de acordo com o seu espírito que é punir o infrator.
PS: Nem mesmo Pierluigi Collina, eleito seis vezes consecutivas o melhor árbitro do futebol mundial, conseguiu atingir a perfeição na sua brilhante carreira.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário