quinta-feira, 22 de junho de 2017

Onze jogos com vídeo-árbitro

  • A 23.ª edição do Torneio Lopes da Silva vai ficar marcada por vários testes de vídeo-árbitro, numa formação em que irão estar presentes treze árbitros da 1.ª categoria.
  • O Torneio Lopes da Silva 2017 vai ser histórico e marcante. A 23.ª edição da prova interassociações sub-14, que se disputa em Elvas, de 24 a 30 de junho, vai estar recheada de estreias e novidades.
  • No seguimento da medida de implementar o vídeo-árbitro em todos os encontros da próxima edição da Liga NOS, a FPF vai aproveitar o Lopes da Silva deste ano, que se realiza em Elvas, para aprofundar a formação dos árbitros perante esta nova ferramenta. Em termos concretos, serão 11 os jogos que vão contar com o vídeo-árbitro, onde 13 juízes da 1.ª categoria irão ter a oportunidade de afinar todos os detalhes e de testar todos os conhecimentos em relação à tecnologia.
  • Os seguintes árbitros foram nomeados pelo CA para os testes de VAR: Bruno Paixão, Rui Oliveira, Vasco Santos, Gonçalo Martins, António Nobre, Luís Godinho, Hélder Malheiro, Manuel Oliveira, Luís Ferreira, Manuel Mota, Tiago Martins, Fábio Veríssimo e Vítor Ferreira.
  • Essas referidas 11 partidas também poderão ser acompanhadas de forma bastante atenta. A FPF decidiu fazer a transmissão de todos os encontros que se disputam no Estádio Municipal de Atletismo, em Elvas, sendo que esses encontros poderão ser seguidos a partir de fpf.pt.
  • Esta 23.ª edição também vai ficar marcada pela estreia do cartão branco. Trata-se de uma ferramenta que servirá para reconhecer e premiar os comportamentos e atitudes corretas no terreno de jogo, aplicando-se a jogadores, técnicos e também adeptos. Em 2018/19, a FPF espera alargar a sua utilização a todas as competições nacionais de formação, na certeza de que é possível melhorar o futebol desde a base, incutindo condutas exemplares que contagiem todos os agentes desportivos.
  • Fonte; Federação Portuguesa de Futebol
  • PS: Enquanto aqui no Brasil e, por extensão,  na América do Sul, a exceção da arbitragem que atuou ou está atuando nos torneios da FIFA são detentores de conhecimento sobre como funciona o ÁRBITRO DE VÍDEO, os demais apitos não receberam nenhum treinamento a respeito da dinâmica da aludida tecnologia -  a Federação Portuguesa de Futebol está treinando a sua confraria do apito no que diz respeito ao (AV), há mais de seis meses em diferentes competições. 
  • Mas o que me chama a atenção no fato do (AV), no que tange a CONMEBOL, é que a entidade tem dois membros no Comitê de Arbitragem da FIFA. Amélio Andino (Paraguai) e Wilson Luiz Seneme (Brasil). Diante do exposto, fica a pergunta: Por que a CONMEBOL,  ainda não treinou a categoria dos homens de preto que labora nas suas competições? Será que os apitos da (CSF), apesar das profundas mudanças implementadas na instituição continuarão no processo de subdesenvolvimento?
  • PS (2): Por falar em ÁRBITRO DE VÍDEO (AV), a Federação Pernambucana de Futebol anunciou que a final do seu campeonato, que será jogada na próxima quarta-feira (28), entre o Sport x Salgueiro, terá o teste do (AV), a exemplo da primeira partida.
  • PS (3): É bom lembrar que no primeiro confronto, o teste com o (AV) foi um rotundo FIASCO. Primeiro, o penal assinalado contra o Sport com o auxílio do (AV) não existiu. Segundo, o tempo utilizado para decidir se foi ou não penal de cinco minutos e vinte segundos, foi um absurdo! - (tempo que o jogo ficou paralisado) - foi algo que tenho certeza absoluta o (The IFAB) e a FIFA não aprovaram.
  • Crédito da foto: FIFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário