terça-feira, 20 de junho de 2017

FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL FACILITA A CONSCIENTIZAÇÃO

Horas antes da abertura da Copa das Confederações que está sendo realizada na Rússia, o (The IFAB), única instituição com poderes para autorizar experimentos e/ou mudanças nas REGRAS DE FUTEBOL, anunciou via o diretor de arbitragem da FIFA Massimo Busacca (foto) e do ex-atleta Marco Van Basten, diversas proposições que devem ser analisadas e testadas no ano que vem, com o objetivo precípuo de tornar o futebol um espetáculo de entretenimento na sua essência.
                                                                            Crédito: FIFA
De todas as sugestões que acompanhei na coletiva na cidade de Gramado (RS), onde passei o feriado e o final de semana que passou, a que julgo de fundamental importância para a otimização do futebol, é a que aumenta o tempo de bola em jogo.

A FIFA e o (The IFAB) querem um mínimo de sessenta minutos de bola em jogo. Aliás, na maioria das competições da Europa a bola já rola mais de 60 minutos, com raras exceções.

Isto é possível no Velho Continente porque, a formação sociocultural desde a infância dos dirigentes, dos atletas, dos técnicos, da arbitragem, da imprensa e dos torcedores é totalmente diferenciada das demais nações do planeta. Lá pensa-se no coletivo e não no individual

Além do aspecto sócio cultural de cada envolvido nos jogos de futebol da Europa, há um outro ingrediente que influi sobremaneira no tempo de bola rolando e na qualidade dos confrontos: “A conscientização de todos os envolvidos no futebol dentro e fora do campo de jogo, independente da categoria que está sendo disputada, de que se procederem em desacordo com as leis que regem o futebol, a punição disciplinar e em algumas situações pecuniária, é tiro e queda”.

Aqui está na nossa opinião, o principal fator que transformou o conceito do futebol europeu e o elevou a um patamar qualitativo, econômico e de espetáculo de alto nível - o que dificilmente será alcançado por outros continentes. As demais propostas servem como complemento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário