quinta-feira, 18 de maio de 2017

DIVULGAÇÃO DE VÍDEOS DE ARBITRAGEM É BEM-VINDA


Considerada a melhor a liga de futebol do planeta em função do contingente de estrelas (atletas), que desfilam nos seus (tapetes verdejantes), da maciça presença de público (média de 49.712 espectadores por jogo), da ciclópica rentabilidade financeira e com sua competição sendo transmitida para cento e oitenta e dois países, a Premier League (Inglaterra), era até esta semana a única que após cada rodada, reúne um seleto grupo de personagens e avalia o desempenho dos homens do apito e das bandeiras.
Há mais de uma década os ingleses instituíram uma comissão de notáveis, versados sobre as REGRAS DE FUTEBOL e demais diretrizes – esta comissão é formada por um representante da Premier League, um representante dos clubes, um técnico de futebol, um ex-atleta, um membro da imprensa, um ex-árbitro com notório conhecimento a respeito das leis do jogo e demais instrutores da aludida liga.
O evento acontece na segunda-feira na sede da Premier League, após cada rodada e ali são exibidos os principais lances onde a arbitragem acertou ou errou. A segunda-feira foi definida como dia ideal porque, todos os confrontos já foram encerrados e as jogadas já foram exibidas pelos canais televisivos e, os participantes de cabeça “fria,” independente do que viram, ouviram e leram teem uma ideia do que será discutido e que posições tomar sobre os acontecimentos.
Além do acima exposto, a Premier League utiliza desde a temporada 2013, o (Olho de Falcão). Olho de Falcão que pode ser visto em todas as competições de tênis. Ou como queiram o sistema Hawk-Eye, que, detecta quando a bola ultrapassa ou não totalmente a linha de meta. A medida tomada pelos ingleses em consonância com a tecnologia, propiciou um acerto de 97,7% de acertos nas tomadas de decisões da arbitragem que labuta na Premier League.
Na semana que passou, a CBF anunciou que a Comissão de Árbitros da entidade vai divulgar ao fim de cada rodada do Campeonato Brasileiro da Série (A), vídeos com lances duvidosos das partidas, comentando as questões relevantes para levar ao público uma análise constante do trabalho dos homens de preto.
A CA/CBF elencou seis lances. Faltou um - envolvendo Coritiba/PR 4 x 1 Atlético/GO - jogo realizado na segunda-feira (15), à noite em Curitiba. Neste confronto, houve um pênalti na primeira fase a favor do Coritiba, quando um dos defensores do rubro-negro goiano, numa jogada de ataque da equipe paranaense, abre desbragadamente o braço e toca acintosamente a bola com a mão em disputa com o atacante Kleber dos coxas. Pênalti!, sem tergiversação.
O outro lance não exposto e, por extensão, não comentado pela CA/CBF, também aconteceu neste prelio na primeira fase, quando equivocadamente, o assistente Marcione Madeiro da Silva Ribeiro do Ceará, anulou uma jogada que redundou em gol legítimo da equipe do Atlético/GO. O atacante goiano estava em posição legalíssima, quando lhe foi lançada a bola.
A divulgação dos vídeos com lances discutíveis e/ou acertos e erros da arbitragem, via CA/CBF, é uma atitude transparente da CBF e na nossa opinião, irá mudar o comportamento da confraria do apito do nosso futebol, na direção das partidas do principal torneio de futebol do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário