quinta-feira, 20 de abril de 2017

Solicitação é desproposital

                                                                          Crédito:  ZERO HORA/RS

A Nota de Repúdio expedida pela Associação Profissional de Árbitros de Futebol do Paraná (Apaf/PR), contrária a contratação de arbitragem de outras federações para as semifinais e finais do Campeonato Paranaense de 2017, está robustecida de razão.
Nesta temporada o quadro de árbitros da Federação Paranaense de Futebol (FPF), teve um comportamento extraordinário em todos os jogos, até as partidas de volta das semifinais, que, acontecem no próximo domingo (23).
Não teve erros de interpretação e aplicação das REGRAS DE FUTEBOL de grande monta. Aconteceram pequenos equívocos  imperceptíveis - e só percebidos por quem tem o domínio das regras.
A solicitação está fora de propósito e na nossa opinião  os clubes devem prestigiar os apitos e bandeiras, que irão laborar nos confrontos das semifinais do próximo final de semana.
Esta é uma oportunidade à arbitragem da Casa Gêneris Calvo, demonstrar sua capacidade e, por extensão, independência e profissionalismo, assim que a bola rolar no domingo no Couto Pereira em Curitiba, e no Café em Londrina.
Deu “CHABU” no Recife (1)
A propaganda em cima da Federação Pernambucana de Futebol no que concerne a investimento em arbitragem é forte. Mas quando chega no “frigir dos ovos”, ou seja, nas semifinais e na decisão do campeonato da terra do Frevo, o quadro de árbitros local é preterido em detrimento dos homens de preto de outras federações. No final de semana que passou, na primeira semifinal entre Sport x Náutico, os apitos e bandeiras pernambucanos, ficaram vendo o clássico pela TV ou na arquibancada. Quem apitou foi o carioca Wagner Nascimento Magalhães.
Deu “CHABU” no Recife (2)
No prélio da volta, domingo na Arena Pernambuco, o clássico dos clássicos, como é denominado Náutico x Sport, será dirigido por Anderson Daronco – foto -(FIFA/RS). O que significa que a confraria do apito de Pernambuco, vai ficar novamente na arquibancada ou vendo pela TV, o terceiro mais antigo clássico do futebol brasileiro. Das duas uma: Ou o investimento anunciado na arbitragem pernambucana é falacioso, ou então, o investimento está sendo aplicado equivocadamente.
Universidade do apito
Na terça-feira (18), o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, anunciou a criação da Portugal Football School, um projeto de Ciência e Ensino Superior dedicado à formação contínua e/ou requalificação de dirigentes, treinadores, árbitros de futebol etc... Maiores informações no site da entidade portuguesa. Os lusos seguem os passo da UEFA, que tem em Nyon (Suíça), o mais completo Centro de Excelência de Formação de Arbitragem e capacitação continuada dos homens de preto.


PERGUNTAR NÃO OFENDE: Salmo Valentin, diretor da comissão de árbitros da Federação de Futebol de Pernambuco, após a designação de dois quartetos neutros para o clássico dos clássicos vai pedir demissão? Valentin faz parte, da plêiade de diretores da Anaf que, vivem pendurados em cargos, prebendas e/ou sinecuras nas federações de futebol.

PS: Após a postagem desta coluna, a Federação Paranaense de Futebol (FPF), divulgou a escala de árbitros para as partidas de volta das semifinais do Campeonato Paranaense, que acontecem no domingo. Prevaleceu o bom senso e, sobretudo, a (FPF) com esta atitude, valoriza a arbitragem local. Resta esperar que todos, apitos e bandeiras deem demonstração de grandeza e que os confrontos Londrina x Atlético/PR e Coritiba x Cianorte, sejam decididos pelos artistas do espetáculo, os jogadores.



PS (2): Numa demonstração inequívoca de transparência das suas ações à frente do Comitê de Arbitragem da Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF), Wilson Luiz Seneme e seus congêneres, designaram para comandar Atlético/PR x Flamengo/RJ, na quarta-feira (26), na Arena da Baixada, pela partida de volta da Libertadores, José Argote (foto acima) - (FIFA-VENEZUELA). O árbitro em tela e o paraguaio Enrique Cáceres, são considerados os dois melhores apitos Sul-americanos da atualidade.








Nenhum comentário:

Postar um comentário