segunda-feira, 27 de março de 2017

Lances polêmicos devem ter auxílio da tecnologia

Crédito: FIFA.

Ao discursar no Painel de Arbitragem do FOOTBALL TALSK,  realizado em Estoril (Portugal), na semana que passou, o presidente do Comitê de Arbitragem da FIFA, Pierluigi Collina, deixou clarividente que, as faltas ocorridas e a posição dos jogadores (local onde ocorreu a infração) com diferenças de um, dois ou três centímetros nas imediações da área penal, devem ter a presença da tecnologia - (Arbitro de Vídeo) como ferramenta auxiliar à arbitragem.

Na sequência, Collina, o melhor árbitro de futebol de todos os tempos do futebol mundial, enfatizou que a arbitragem é humana e está alicerçada em três pilares: 1) Na excelente condição física do árbitro. 2) No profundo conhecimento das REGRAS DE FUTEBOL. 3) E, no perfeito entendimento do homem do apito na partida que vai dirigir.

Posteriormente, o italiano Collina destacou que a UEFA implementou uma plataforma digital, com a finalidade de propiciar que os árbitros europeus, troquem informações e discutam as diferentes questões que acontecem num confronto de futebol como: lances polêmicos, como jogam as equipes (que tipo de marcação fazem nas bolas paradas dentro e fora da área penal), se marcam por zona ou individualmente, porque todos estes fatores influenciam o foco de atenção do árbitro numa prélio de futebol.

Além do exposto, o presidente do Comitê de Árbitros da entidade que controla o futebol no planeta, que foi diretor do Comitê de Árbitros da UEFA, disse que desde o ano passado, a UEFA criou um “staff”  de técnicos e analistas com a finalidade  de na véspera dos jogos, informar às equipes de arbitragem  as principais características dos atletas, técnicos e demais membros de ambas as esquadras. O objetivo é evitar que o árbitro seja surpreendido, porque muitas vezes a surpresa pode gerar tomadas de decisões equivocadas.

PS (1): Os erros da arbitragem do final de semana que passou, nos campeonatos Paulista e Carioca, expôs de maneira inexorável a DECADÊNCIA e o MISERÊ qualitativo das arbitragens dos campeonatos regionais. Estamos falando daqueles que são considerados os dois melhores campeonatos do país. Já imaginaram como é pelo Brasil afora?

PS (2): O presidente da FIFA, Gianni Infantino (foto), na preleção que realizou no FOOTBAAL TALSK, afirmou que o ÁRBITRO DE VÍDEO, continuará sendo testado de acordo com o protocolo estabelecido pelo (The IFAB) em março de 2016. E, que a FIFA, espera a aprovação da eficácia desta ferramenta para implementá-la na Copa do Mundo de 2018.

PS (3): No mês de abril do ano em curso, acontecerá a Reunião de Trabalho da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf), em Rio Branco, no Acre. Aguarda-se que o evento do Acre não tenha o desfecho dos encontros dos últimos sete anos, quando nada, repito, nada de concreto foi decidido em benefício da confraria do apito da Relação Nacional de Árbitros de Futebol (Renaf).

PS (4): Falta à arbitragem brasileira um gestor que entenda de gestão. Ou seja, que saiba gerir e/ou administrar e tenha a capacidade de transmitir e delegar conhecimentos e funções ao grupo que comanda. Hoje não tem ninguém com esta qualificação. Ponto.

PS (5): Aos que discordam da DECADÊNCIA e do MISERÊ da arbitragem dos campeonatos regionais das federações de futebol, neste início de temporada, sugiro: Um teste de acuidade visual realizado por uma equipe de oftalmologistas escolhido pela CBF, em todos os apitos e bandeiras. Um teste teórico e físico aplicado pelos instrutores da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF). A casa caí e, por conseguinte, DESMENTE a propaganda enganosa das federações, das associações de árbitros e/ou sindicatos que, em uníssono afirmam que investem na requalificação da arbitragem nos estados.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário