segunda-feira, 20 de março de 2017

CAMPEONATOS REGIONAIS EXPÕE O “MISERÊ” DA ARBITRAGEM

      Daronco deve se aconselhar com o maior árbitro de todos os tempos do futebol brasileiro e recordista em Mundiais da FIFA, Carlos Eugênio Simon  - Crédito: Apito do Bicudo                                                
Na semana que passou, o Grêmio de Porto Alegre (RS), anunciou que quer unir-se com seu maior rival, o Internacional (RS), no sentido de que caso ocorram novos confrontos entre ambos no atual Campeonato Gaúcho, a arbitragem seja de outro estado.
Observem que a iniciativa parte de duas das maiores equipes do futebol brasileiro. O significado da união da dupla GRE-NAL, confirma com clarividência, a nossa opinião em janeiro deste ano, aqui neste espaço, que a outrora exemplar arbitragem gaúcha estava vivenciando um continuísmo na direção do setor do apito como nunca se viu e, por extensão, apresentava laivos de decadência.
Lembro que os gaúchos já tiveram três árbitros no quadro da FIFA – atualmente tem um - Anderson Daronco - Daronco surgiu como uma das principais revelações do futebol pentacampeão. Mas, tem enfrentado algumas intempéries. Falta-lhe acompanhamento e orientação de líderes da grandeza ética e do carisma de Carlos Eugênio Simon e Ciro Camargo.
O imbróglio dos homens de preto não é “privilégio” dos gaúchos. É um “fenômeno” negativo que se repete em todas as federações de futebol pelo país afora.
Tenho observado alguns jogos dos campeonatos regionais do PR, SC, RS, SP, RJ, MG, BA e PE. Competições onde a arbitragem tem cometido uma sequência de erros de interpretação e aplicação das REGRAS DE FUTEBOL, que qualquer pessoa que tenha um mínimo de conhecimento e discernimento sobre as leis que regem o futebol dentro das quatro linhas, percebe.
O que tenho observado é que falta autoridade e capacidade cognitiva à arbitragem. Também é visível, a indecisão - sobretudo, do árbitro, nas tomadas de decisões, sejam elas técnicas ou disciplinares.
Falta clareza no momento de sinalizar com os braços, como preceituado no diagrama dos sinais aprovados pelo (The IFAB), para serem utilizados pela arbitragem numa partida, conforme a REGRA (5).
Nas faltas e incorreções – há árbitros bem como assistentes que, no momento de sinalizar a infração, “titubeiam”. Não possuem discernimento imediato e às vezes até definir se foi infração ou um contato físico normal, forma-se um furdúncio terrível a sua volta. “Titubeio” que tem ocorrido constantemente na marcação do tiro de canto e do tiro de meta.
Tem árbitro que não sei se por desleixo ou por falta de orientação nas faltas, REGRA (12), não estendem o braço na horizontal (tiro livre direto) e não levantam o braço na vertical (tiro livre indireto), acima da cabeça, como determinado no diagrama. São raros os apitos que agem corretamente nesta situação.
O cartão amarelo foi “avacalhado” nos campeonatos regionais. Não existe diálogo entre árbitros e atletas (arbitragem preventiva). Arbitragem preventiva que consiste na conversa do apitador com os jogadores, no olhar, nos sinais, na advertência verbal, no trilar do apito e quando necessário, aí sim, o árbitro adverte o infrator, independente do diálogo. Falta discernimento, inteligência e bom senso aos apitos e bandeiras dos aludidos torneios.
Outra deficiência gravíssima que tenho visto é o posicionamento do árbitro durante a partida. O sistema diagonal é perfeito. Mas isto não significa que o árbitro deve ficar plantado nesta posição. Há jogadas em determinadas partidas, que provocam altercações entre os atletas e exigem que o árbitro deixe a diagonal e exiba sua presença física, onde o fato está acontecendo ou melhor: (onde o pau está cantando na casa de noca). Serenados os ânimos, o árbitro retorna a diagonal. A maioria dos jogos que vi, mostrou o árbitro “plantado” na diagonal e ponto final.
Mas tem mais disparate da arbitragem nos regionais. É a denominada bola na mão ou mão na bola. Não sei o que foi ministrado nos encontros de dois ou três dias, que as federações de futebol tiveram a “pachorra” de nominar como pré-temporada. É uma esculhambação total. Juventude x Internacional e Internacional x São Paulo (RS), pelo campeonato gaúcho, expôs de maneira inexorável a lambança dos árbitros neste tipo de lance. Por favor, chamem o instrutor da FIFA Roberto Perassi - ele vai explicar e tirar as dúvidas do que significa [TOCAR A BOLA COM A MÃO], página (86), do Manual das Regras de Futebol 2016/2017.
Finalizo dizendo que o pilar físico aplicado aos árbitros da CBF, se colocado em prática à arbitragem que atua nos regionais, pelo que observei até o domingo que passou (19/3), reprova um contingente expressivo.
Se houver dúvidas quanto as nossas colocações, faça como eu, sente em frente a TV e assista os jogos dos campeonatos regionais do meio e dos finais de semana. Tenho certeza que aqueles que tiverem conhecimento e capacidade de discernimento das regras e bom senso, me darão razão.
PS: O que está acontecendo nos campeonatos regionais não chega a ser um problema para as federações porque, o nível técnico das equipes que disputam essas competições salvo uma ou duas esquadras, são de baixíssima qualidade, o público é diminuto e os interesses são “paroquiais”.  O nó da questão é que parte da arbitragem que está atuando nos torneios das federações de futebol, irá laborar no Campeonato Brasileiro da CBF.

PS (2): Pelo andar da carruagem,  o Diretor do Departamento de Arbitragem da CBF, o inteligentíssimo Sérgio Corrêa da Silva e a Escola Nacional de Arbitragem de Futebol, que é dirigida pelo conceituado Dr. Manoel Serapião, que é membro do Painel Técnico Consultivo do (The IFAB), e seu congênere Nilson de Souza Monção, terão muito trabalho pela frente neste 2017, com a arbitragem da (RENAF).

PS (3): O site ÁRBITRO INTERNACIONAL, noticia a relação dos árbitros e assistentes convocados pela FIFA, para atuar no Mundial SUB-20, que será realizado na Coréia do Sul, no período de 20 de maio do ano em curso à 11 de junho. O brasileiro WILTON PEREIRA SAMPAIO (FIFA/GO), foi selecionado para atuar na competição, na função de ÁRBITRO DE VÍDEO.

5 comentários:

  1. Assista ao campeonato paraense, aqui tem um jovem árbitro que atua estilo árbitros europeus. O garoto deslumbra talento, presença física, controle de jogo, aplicabilidade das regras. Não sei se é CBF, mas que é bom, isto é um fato irrevogáve. Ele apitou os último escola do campeonato e se saiu muito bem...Gustavo Melo, salvo engano é nome deste jovem, que para mim pode ir longe!

    ResponderExcluir
  2. RESPOSTA DO APITO DO BICUDO: Sugiro que o departamento de árbitros da entidade paraense dadas as qualidades do indigitado árbitro, aqui nominadas - envie alguns vídeo com suas atuações em exercício nas competições da Federação Paraense de Futebol, à Escola Nacional de Arbitragem da CBF e, sobretudo, ao Cel. Marcos Cabral Marinho e ao professor Sérgio Corrêa da Silva. Acredito que se confirmadas as qualidades de Gustavo Melo, que é árbitro CBF - básico, as pessoas responsáveis pela arbitragem da CBF, obviamente irão designar gente com pedigree para observar o apito em tela.

    ResponderExcluir
  3. Olá me chamo Gebison Nunes, e concordo com o que foi falado do Gustavo. Ele é da minha cidade, aqui no interior do Pará, Tomé-Açu. É nosso grande orgulho!! garoto simples, e que se transforma com está apitando. Vem se destacando com atuações quase que perfeitas, inclusive administrando com maestria por duas vezes o maior clássico da Amazônia: RexPA! Muito bem fisicamente, tecnicamente dispensa comentários, mas sua marca principal é a arbitragem de forma simples, falando a língua do jogador, talvez por isso seja tão respeitado pelos atletas. Além disso, é um cara muito humilde e de um coração gigantesco, ele participa de um projeto que ajuda crianças com cancer, sem contar que é fundador do projeto bom de bola, bom de escola (trabalha com crianças em vulnerabilidade social). Poucas pessoas conhecem esse lado, creio que seja porque gustavo foge dos holofotes. Fiquei feliz quando li a matéria e principalmente o comentário a cerca desse camarada, ele merece toda a sorte do mundo!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Valdir.
    Novamente por aqui, convido-o para acompanhar, dentro do possível, o Campeonato Brasiliense. Ainda que o nível técnico não seja equiparado a outros estaduais, tem sido uma competição bem disputada, tanto na parte de cima como na parte de baixo da tabela, além de uma arbitragem de qualidade. Como sou suspeito para falar, na condição de árbitro que sou, sugiro e convido para acompanhar e tirar suas próprias conclusões.
    Abraços!

    Leandro

    ResponderExcluir
  5. Resposta do Apito do Bicudo: Bom dia, dentro das nossas possibilidades vamos acompanhar o Campeonato Brasiliense de Futebol.
    Muitíssimo obg. pelo contato.

    ResponderExcluir