sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Por que não um intercâmbio com David Elleray?

                                                            Crédito: UEFA.com

Durante dois anos as Regras do Jogo que regem o futebol dentro das quatro linhas, foram analisadas e revisadas por uma comissão de alto nível. Após análise detalhada, sofreram profunda transformação na ortografia, na grafia, centenas de palavras foram subtraídas e outras mudanças foram implementadas, com o intuito de facilitar a leitura, o entendimento e o discernimento do árbitro, no momento em que for exigido a interpretar e aplicar as regras de acordo com o seu espírito precípuo, de nunca beneficiar o infrator.

Ressalte-se que, as transformações realizadas visaram também facilitar o entendimento e o discernimento dos adeptos do futebol (atletas, imprensa, cartolas e os torcedores).

O resultado das modificações das regras foram apresentadas há um ano atrás, na Reunião Anual de Trabalho do (The IFAB). Passado um ano, o que se observa é que as vicissitudes que ocorrem nas leis do jogo, foram de grande valia ao mundo que gravita no futebol.

O responsável por este trabalho de excelência nas leis que disciplinam o esporte das multidões, assim que a bola rola no campo de jogo, foi o inglês, David Elleray (ao centro de camiseta azul escuro na primeira fila) - uma das mais respeitadas personagens da arbitragem mundial na atualidade.

Elleray que tinha cuja profissão era professor de geografia, foi árbitro da The FA (Inglaterra) durante dezessete anos, sendo sete como árbitro da FIFA – atualmente, é diretor do Comitê de Árbitros da The FA (Inglaterra) -  membro do Comitê de Árbitros da UEFA. Diretor do Centro de Excelência de Requalificação de Árbitros da UEFA (CORE). Diretor do Painel Técnico Consultivo do (The IFAB), que tem o brasileiro Manoel Serapião como um dos seus integrantes - e é um dos principais mentores em conjunto com o brasileiro Serapião, do revolucionário projeto tecnológico do (The IFAB), no auxílio à arbitragem, que é o Árbitro de Vídeo (AV).
   David Elleray,  foi o responsável pela revisão do livro REGRAS DO JOGO 2016/2017 - Credito: FIFA.com - The IFAB
David Elleray, dado o seu Know-how inafastável de principal nome da arbitragem em âmbito planetário, foi convidado pelos organizadores do Congresso Internacional/Football Talsk – 2017 - evento que vai acontecer em Estoril (Portugal), no período de 22 a 24 de março próximo, como preletor das regras e do experimento Árbitro de Video.

Diante do exposto pergunto: Quais são os motivos que impedem a Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF), ou até mesmo a CBF, já que ambas entidades teem patrocinadores de alta propulsão de promoverem em conjunto, evento senão de igual magnitude, mas próximo ao que ocorrerá em Portugal aos apitos e bandeiras da (CONMEBOL?) Já imaginaram o que o intercâmbio com David Elleray, acrescentaria em termos qualitativos (cultura da arbitragem fde futebol do mundial (usos e/ou costumes), visão amplificada de um autêntico árbitro FIFA, aos homens de preto do futebol da América do Sul? Isto significa investimento na qualificação do árbitro de futebol! 

PS (1): A FOLHA DE SÃO PAULO desta sexta (17), noticia a decisão da CBF em permitir que, árbitros acima dos (45) anos de idade, desde que preencham os requisitos exigidos nos pilares técnico, tático, físico e psicológico, atuem nas diferentes competições da entidade. 

PS (2): A atitude da CBF além de atender uma resolução da FIFA, é merecedora de elogios, porque, dá a oportunidade à apitos com o equilíbrio e a decência de Marcelo de Lima Henrique, de retorno a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, de continuar a exercer o sibilino sacerdócio: ser ÁRBITRO DE FUTEBOL.

PS (3): A decisão da CBF de premiar os três melhores trios de arbitragens da Série (A), a cada rodada do Campeonato Brasileiro, é EXCLUSIVA do presidente da entidade Marco Polo Del Nero - me disse um interlocutor da própria CBF, nesta tarde de sexta-feira (17/2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário