quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Faltou planejamento ou foi arrogância?


Se o árbitro Thiago Duarte Peixoto, da Federação Paulista de Futebol, que dirigiu o Derby, Corinthians 1 x 0 Palmeiras, na quarta-feira (22), tivesse com 100% da sua atenção, da sua percepção, da sua memória, da sua acuidade visual, e colocado em prática o planejamento da arbitragem, que deve acontecer com a esquadra de árbitros antes do início da partida (ou seja, o trabalho em equipe), no aludido jogo - independente das nuances que viessem acontecer, acoplada a capacidade de execução das tarefas de um árbitro que são o (raciocínio, lógica, estratégia, tomada de decisões e resolução de problemas), Peixoto e seus congêneres, não teriam cometido o erro crasso que cometeram no clássico paulista.
O segundo cartão aplicado erroneamente aos 45' da primeira fase, pelo nominado apito (foto), ao volante Gabriel da equipe mosqueteira - (o atleta já tinha cartão amarelo, recebeu o segundo, vermelho), foi exibido à ele erroneamente que sequer participou da jogada. Quem cometeu a infração, foi o outro volante do Corinthians, Maycon.

O fato em si revela de maneira incontestável, a ausência de planejamento, de comunicação do quarteto de arbitragem no indigitado jogo, ou então, expõe uma face perigosa dos que laboraram nesta partida: A ARROGÂNCIA.

Um erro desta dimensão, não encontra ressonância nem aqui e nem na Cochinchina – que dirá arguir a falsa pré - temporada que as federações de futebol realizaram neste início de 2017, à arbitragem. Muito menos culpar os pilares técnico, tático, físico, psicológico ou falar a besteira que a arbitragem para melhorar sua performance deve ser profissionalizada.


PS (1): O disparate perpetrado pelo árbitro Thiago Duarte Peixoto, e outros equívocos cometidos pelos homens de preto, diariamente em diferentes competições do futebol nos diversificados Continentes, coloca o árbitro de futebol na 12ª posição numa lista de setecentos e duas profissões que deverão desaparecer nas próximas duas décadas. A pesquisa foi efetivada no mês de dezembro de 2016, pela Universidade de Oxford, na Inglaterra.


PS (2): O episódio envolvendo a dupla Atletiba e a Federação Paranaense de Futebol no domingo (19/2), confirmou que a INTERNET que deu seus primeiros indícios na década de 60, e já criou sérios transtornos aos jornais, revistas, livros e o rádio esportivo, todos em processo gradativo de extinção, em curto espaço de tempo, vai alcançar a televisão.



DE PRIMEIRA: PAU DE DOIS BICOS, É A MATÉRIA QUE PUBLICAREMOS APÓS A QUARTA-FEIRA DE CINZAS.












 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário