quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Quais serão os critérios utilizados pela CBF?

    Da esquerda para à direita, Heber Roberto Lopes, Massimo Busacca, Ex-atleta Zico e Sandro Meira  Ricci

A FIFA após análise detalhada do seu departamento de arbitragem, que é presidido pelo suíço Massimo Busacca (foto), decidiu extinguir a idade de 45 anos como limite à um árbitro para atuar em jogos de futebol. 

Mas, Busacca deixou especificado que se houver casos de árbitro e/ou assistente acima dos (45 anos), selecionado para atuar na Copa do Mundo, nas Eliminatórias do Mundial da Rússia, Mundial de Clubes e demais competições da instituição internacional, eles serão submetidos aos mesmos testes físicos, teóricos, práticos no campo de jogo e a todos os exames médicos, sem nenhum privilégio em relação aos que possuem idade inferior a 45 anos.

Já que a FIFA definiu os critérios no tema em tela, resta saber quais serão os utilizados pela CBF e as federações de futebol sobre o assunto - principalmente, no pilar físico e na Oftalmologia - já que há estudos científicos, que atestam que a partir dos 40 anos de idade, a maioria dos seres humanos perdem gradativamente ano após ano, parte da sua acuidade visual.


Ad argumentandum tantum: Levantei a questão da acuidade visual, porque ela é de fundamental importância ao árbitro e assistente, dada a velocidade empregada pelos atletas nas partidas de futebol do século 21. E, lamentavelmente, a arbitragem não buscou mecanismos que o colocassem em grau de igualdade com a dita velocidade, visando se antecipar as jogadas como requer a FIFA. 

Ad argumentandum tantum (2): Visando postar comentário correto sobre a acuidade visual, e as inúmeras nuances que podem atingir o ser humano, fomos ouvir um geneticista, um geriatra e um oftalmologista. Ponto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário