quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Desprestígio à Carta Sindical?

    O discurso do presidente da Anaf, Marco Antonio Martins, está em descompasso com a prática - foto: Safergs

Provocou surpresa geral entre os participantes do congresso da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf), realizado em Brasília, no final de semana que passou, a presença na mesa que abriu o aludido congresso, do vice-presidente da Anaf, da Região Nordeste, Arilson Bispo da Anunciação. A surpresa veio em função de que Anunciação foi nominado representante de todos os sindicatos de árbitros de futebol presentes ao evento, e, detentores da Certidão de Registro Sindical (Carta Sindical) - que são o CEARÁ, RIO G. do SUL e SÃO PAULO.

O nó da questão é que a Bahia não possui a Certidão de Registro Sindical – e, portanto, lá não há sindicato - mas, sim, uma associação de árbitros de futebol. Se o objetivo é fortalecer os sindicatos como apregoa a Anaf no seu site, nada mais justo, seria chamar para a composição da mesa, um dos três dirigentes mencionados e portadores da (Carta Sindical). Quem não possui a indigitada CERTIDÃO, diz o ministério do Trabalho e Emprego (MTE), não possui identidade sindical.

Procurei saber qual foi a reação dos presidentes dos sindicatos DETENTORES da (Carta Sindical), João Lucas (CE), Carlos Castro (RS) e Arthur Alves Júnior (SP), presentes ao congresso sobre o fato, mas ninguém respondeu aos nossos contatos.

Lembro que, o estado do PARANÁ possui a (Carta Sindical) há mais de uma década - porém, a Anaf num total desrespeito a  Constituição, a CLT e contrariando o post no seu site de reforçar os sindicatos, tem preterido o SINDICATO e convidado a associação dos árbitros paranaense para as reuniões de trabalho e congressos. Eventos que acontecem duas vezes ao ano, mas nada ou muito pouco tem acrescentado de positivo aos apitos e bandeiras. 

Enquanto o discurso do presidente da Anaf, Marco Antonio Martins, não se coadunar com a prática, a categoria dos homens de preto do futebol pentacampeão, sobretudo, aqueles que compõe a Relação Nacional de Árbitros de Futebol (RENAF), vai continuar ocupando o último banco da última locomotiva milionária do futebol. O resto é LERO-LERO!

PS :  A exemplo da Bahia que não possui a CERTIDÃO DE REGISTRO SINDICAL DE ÁRBITROS DE FUTEBOL (Carta Sindical) - Santa Catarina, também não é detentora da (Carta Sindical) porque, quando da solicitação da indigitada CERTIDÃO pelos catarinenses, quem preencheu a documentação e protocolou junto ao Cadastro Nacional das Entidades Sindicais, órgão vinculado ao Ministério do Trabalho (MTE), o fez em desconformidade com a legislação do (MTE).
PS (2): Portanto, quem não possui a aludida CERTIDÃO e auto intitula-se sindicato, está faltando com a verdade. Se a arbitragem almeja respeito dos diferentes segmentos que gravitam no futebol é chegada a hora de agir com verossimilhança.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário