sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Uma mulher no departamento de arbitragem da FIFA

                                                                 Foto: FIFA.com


O ex-árbitro Massimo Busacca (foto) e atual diretor de arbitragem da FIFA, gradativamente está revolucionando o setor do apito da entidade que controla o futebol no planeta. A partir de 2011, quando assumiu o sibilino setor do apito da FIFA, Busacca que é conhecedor dos meandros da arbitragem na sua plenitude, tinha em mente uma nova metodologia de trabalho a confraria do apito internacional. Integrar árbitros e arbitras que atuam nos campeonatos da instituição internacional, nos seminários, cursos, palestras e aplicar a ambos a mesma prática de ensino e atividades físicas.

O primeiro seminário com a presença de apitos e assistentes masculinos e femininos, foi em abril do ano em curso, em Doha no (Qatar) - quando do início dos preparativos para a Copa do Mundo masculino de 2018 na Rússia e, por conseguinte, do Mundial Feminino Sub-17, que está sendo desenvolvido neste mês de outubro em Amã na (Jordânia), e para o Mundial Feminino de 2019 na França.

No último mês de setembro, a FIFA repetiu o fato em novo seminário, em Zurich na (Suíça). Na avaliação de Busacca, os eventos com a presença conjunta de árbitros e árbitras solidifica a arbitragem em âmbito planetário e aproxima as decisões da arbitragem da uniformidade.

E como parte desta integração, no Mundial Sub-17 da Jordânia, embora esteja supervisionando a distância todos as ações, Busacca convidou a ex-árbitra Kari Seitez - foto - (EUA), recordista em participações de Copa do Mundo Feminina da FIFA (1999, 2003, 2007 e 2011), a participar das escalações dos trios de arbitragem da competição em tela.
                                                            Foto: Getty images
Além de participar das designações, Seitz, é a responsável pela observação das (45) árbitras e assistentes que estão laborando no aludido torneio - após a sua conclusão, fará relatório circunscrito do que viu e ouviu e remeterá à Bucassa.

Dado sua brilhante trajetória como árbitra recordista em mundiais da FIFA, e sua capacidade considerada de alto nível por Busacca - Kari Seitez, foi convidada para assumir um cargo no departamento de arbitragem da FIFA, após o final do campeonato na Jordânia.

Com esta atitude, Busacca e o presidente da FIFA Gianni Infantino, dão o pontapé que faltava ao impulsionamento para o desenlace da arbitragem feminina em todo o planeta.






Nenhum comentário:

Postar um comentário