terça-feira, 4 de outubro de 2016

Cada jogo um degrau

         Rodolpho Tóski Marques com a bola - foto: Apaf/PR
 
Quando trilar seu apito na quarta-feira (5/10), na Arena Itaquera, no prelio Corinthians/SP x Atlético/MG, o árbitro da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Rodolpho Tóski Marques, estará acrescentando mais um tijolo na edificação da sua trajetória como árbitro de futebol, cuja meta precípua é atingir o quadro da FIFA. Tijolo que a exemplo dos demais que foram acrescentados até agora nessa edificação, terá que ser positivo ao final do indigitado confronto.

A construção da carreira de um árbitro top de linha tem que ter como condição sine qua non, o quarteto: dom, talento, vocação e a família, o principal arcabouço que sustenta qualquer indivíduo.

Cumprido os requisitos acima, a próxima etapa da construção da carreira de um árbitro que pretende alcançar a FIFA, passa pela sua formação na escola de arbitragem, dos cursos, seminários, palestras que participa, e pelas pessoas que têm a responsabilidade de acompanhar, orientar e designá-lo para partidas de pequena, média e/ou com alta dificuldade até atingir o cume na sua federação de origem ou na CBF.

Tóski Marques, está inserido no segundo e terceiro parágrafo deste articulado, e está no caminho para atingir o seu objetivo principal. Tem 29 anos de idade e não comandou nenhuma final do Campeonato Paranaense – porém, teve a felicidade de ser o único árbitro da (FPF), a participar de inúmeros cursos de arbitragem na CBF, CONMEBOL e na FIFA - o que lhe deu suporte considerável até o momento na sua trajetória.

Lembro que o árbitro em tela, foi o último apito promissor da (FPF), formado em 2006, pela escola da entidade, que, à época era dirigida pelo ex-árbitro e diretor da escola, Nelson Orlando Lehmkhul.

Se não teve oportunidades de relevância no Paraná, a sorte lhe propiciou ser observado pela retina de "lince" de personagens  como o mestre da arbitragem brasileira, Sérgio Corrêa da Silva,  Alício Pena Júnior, Nilson Monção, Manoel Serapião Filho (membro da CONMEBOL no IFAB), José Mocelin seu tutor em âmbito nacional, Wilson Luiz Seneme, atual presidente do Comitê de Árbitros da CONMEBOL, e o mais completo árbitro de todos os tempos do futebol pentacampeão, Carlos Eugênio Simon, comentarista de arbitragem da Fox Sports - e, por derradeiro, o membro do Comitê de Arbitragem da FIFA e da CONMEBOL, o ex-árbitro das Américas, Oscar Ruiz.

Portanto, Corinthians/SP x Atlético/MG, é mais um tijolo que deverá ser adicionado a sua edificação de maneira positiva, objetivando no futuro a conquista do escudo da entidade que controla o futebol no planeta.

PS: Resta colocar em prática amanhã, o que as personalidades mencionadas lhe ensinaram e utilizar com equilíbrio sua capacidade cognitiva.

PS (2): A respeito da não eleição do presidente da Anaf Marco Antonio Martins, a vereador em Florianópolis (SC) e da entidade falo amanhã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário