terça-feira, 24 de maio de 2016

Testes rigorosos à arbitragem

                                                                Foto: CONMEBOL

A arbitragem selecionada pela CONMEBOL e CONCACAF para a Copa América Centenário do EUA, que será realizada no período de 3 a 26 junho próximo, inIcia os preparativos para a competição na quinta-feira (26), na cidade de Chicago (EUA). Logo após a apresentação dos trios de árbitros, instrutores de arbitragem membros da CONMEBOL e da CONCACAF abrem o seminário derradeiro aos homens de preto que irá até o dia 31 deste mês.

Os instrutores irão ministrar no Workshop aos apitos e bandeiras treinamento prático (no campo de jogo), técnico (conhecimento sobre as REGRAS DE FUTEBOL) e o temível teste físico da FIFA que será efetivado sob os olhares imutáveis dos preparadores físicos designados pela instituição internacional.

Além disso, a arbitragem da Copa América Centenário dos EUA atuará em competições amistosas e receberá um sumário do pré-jogo e pós jogo. Durante a preparação, além do teste físico,  árbitros e assistentes serão submetidos a dois testes. O YoYO e o Ariet.

Nunca é demais lembrar que uma semana antes do Mundial no Brasil, no Centro de Treinamento do ex-atleta de futebol (Zico), no Rio de Janeiro, Massimo Busacca, o diretor de arbitragem da FIFA, convocou a arbitragem selecionada para a Copa e aplicou o teste YoYo. Na ocasião, a arbitragem sul-americana com duas ou três exceções, protagonizou um “fiasco inominável no aludido teste.   

Já o teste Ariet consiste na realização do árbitro e assistente realizarem o maior número de vaivéns alternados, que, se deslocam para a frente e lateralmente entre duas linhas a uma distância de 20 metros. O objetivo deste teste é avaliar a eficiência na realização das fases de alta intensidade com o tempo reduzido de recuperação. O teste em tela, guardada as devidas proporções é o mesmo que se aplica aos atletas que praticam atletismo.

Me chamou a atenção uma nota postada no site da Conmebol: “As associações membros, no caso específico da arbitragem, tem a responsabilidade de assegurar que todos os árbitros cheguem ao evento em ótimas condições físicas”. Pergunto: A CBF preparou ou deu o suporte necessário na parte física ao trio de arbitragem, Heber Roberto Lopes (FIFA/SC) e os assistentes Bruno Boschilia (FIFA/PR) e Kleber Lucio Gil (FIFA/SC)?

O questionamento é pertinente porque, embora soubesse com sete anos de antecedência que seria sede do Mundial, no período pré-seletivo para a Copa do Mundo no Brasil, nada menos que três árbitros indicados pela CBF, foram reprovados no teste físico da FIFA. Aliás, é bom lembrar que em todos os teste físicos da FIFA onde teve a presença de instrutores internacionais nos últimos dez anos, a arbitragem brasileira teve reprovações.

PS: Encerrado o seminário, a arbitragem receberá a escala da primeira rodada e aguardará o desfecho das próximas designações.

PS (2): De todas as análises que ouvi da imprensa esportiva de Curitiba, sobre o desempenho da arbitragem, no jogo Atlético/PR 1 X 1 Atlético/MG, na Arena no último domingo, fiquei impressionado com o equilíbrio, a sobriedade e a responsabilidade com que emitiu sua opinião, o jornalista Édson Luiz Militão da Gazeta do Povo.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário