sexta-feira, 22 de abril de 2016

Notícias do apito

Massimo Busacca, diretor de arbitragem da FIFA participando de um programa de esportes em Doha (Qatar)    

Heber é como vinho: quanto mais maturado melhor
Heber Roberto Lopes (foto/FIFA/SC) é recordista no comando de partidas da Série (A) do Campeonato Brasileiro (308) prélios - uma das competições mais complexas do futebol que se pratica neste planeta. Dirigiu mais de 200 jogos nas Séries (B, C e D) do Brasileirão É recordista em finais de campeonatos estaduais do futebol brasileiro, e, teve no ano de 2015 o seu melhor momento, quando dirigiu a final da Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. Atingiu recentemente a expressiva marca de (98) jogos pela Conmebol/FIFA.

Heber é como vinho: quanto mais maturado melhor (2)
Com um curriculum de alto nível e com atuações de excelência, Roberto Lopes me faz lembrar a cada partida que apita a célebre frase de que o vinho quanto mais velho fica melhor de ser  degustado. Dificilmente o futebol brasileiro terá daqui para frente dois árbitros da magnitude de Heber Roberto Lopes e do ex-árbitro e atual comentarista da Foxsports, Carlos Eugênio Simon, os mais completos Referees do futebol pentacampeão. 

Contra fatos concretos não há argumentos    
Em relação as críticas reiteradas que tenho feito aqui neste espaço contra as entidades de classe da arbitragem brasileira,  é clarividente que não há nenhuma ação em benefício da categoria do apito há muitos anos. Bem como tenho reafirmado que, em função da cooptação exercida pelas federações de futebol e da CBF junto as entidades mencionadas, [Anaf, associações e sindicatos] com distribuição de cargos nas comissões, nas escolas de arbitragem e de assessor e delegado de arbitragem, fica subtraída qualquer independência dos sindicalistas para tomar atitudes em relação a confraria do apito. Publicar fato concreto não é injúria, calúnia e muito menos difamação. O resto é trololó.

Não há projeto para contrapor
O que os sindicalistas deveriam ter feito e não fizeram até a presente data - é reunir as cabeças “pensantes” e elaborar um projeto aceitável em oposição ao modelo anacrônico vigente na arbitragem brasileira. Projeto que nunca teve e não tem desde que surgiu a Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf). Primeiro tem que se organizar na questão dos sindicatos que possuem a Carta Sindical e tentar resolver as pendências junto ao ministério do Trabalho e Emprego. É vergonhoso à uma categoria de tamanha importância no contexto do futebol, como é o árbitro, ter apenas três sindicatos ativos perante o ministério do Trabalho – Paraná, Rio G. do Sul e São Paulo.
  
Missão para sacerdote
Equacionado a questão dos sindicatos que não está difícil, basta designar as pessoas certas para resolverem o problema, formata-se o projeto que deve ser elaborado com a participação de renomados juristas para não sofrer inconstitucionalidade ou futuros óbices e exibe-o à imprensa, as federações de futebol e a CBF. E a partir de então, gradativamente vai implementando o projeto. Fácil de fazer não é – acredito ser missão para pessoas com vocação sacerdotal - porque todos são contra os homens de preto. Mas se ficar em estado de letargia e trabalhando para o sistema, a arbitragem nunca sairá de onde está. E continuará ad aeternum vivenciando o subdesenvolvimento e ocupando a última classe e o último vagão do futebol.

Um Drone para monitorar a arbitragem
No primeiro pré-seminário da arbitragem para a Copa do Mundo da Rússia em 2018, realizado no período de 12 a 15 de abril, em Doha no (Qatar), com os apitos e bandeiras da Confederação Asiática, Confederação Africana e da Oceania, Massimo Busacca, o chefe de arbitragem da FIFA, utilizou este Drone (foto), que foi desenvolvido especificamente para analisar as tomadas de decisões e os movimentos da arbitragem no campo de jogo. Jorge Larrionda, diretor da Associação de Arbitragem do Uruguai e membro do Comitê de Arbitragem da FIFA, foi o único Sul-americano que participou do aludido seminário. Já a confraria do apito da Conmebol e da Concacaf foram convocados para o pré-seminário de 25 a 29 de abril em Miami (EUA). A arbitragem da UEFA será testada em setembro próximo.

                            Fotos: FIFA.com
KNV sai na frente (1)
Nesta sexta-feira (22), o International Board (IFAB) expediu convite as associações, confederações e federações de futebol filiadas a FIFA e interessadas na execução do experimento do árbitro vídeo (AV) - para o primeiro seminário que será realizado em Amsterdã (Holanda), nos dias 18 a 20 de maio próximo. O evento será organizado pela Royal Netherlands Football Association (KNVB), que irá demonstrar como estão sendo efetivadas as experiências e a tecnologia relacionada ao (AV) e como funciona.

KNV sai na frente (2)
Ao longo do workshop, os organizadores do evento terão a oportunidade de aprender mais sobre as experiências-incluindo  e observando experiências 'offline' em ação em um jogo de playoff (em local a ser confirmado), bem como receber uma apresentação sobre soluções tecnológicas disponíveis por diferentes fornecedores de tecnologia. Uma experiência on-line representa um ensaio em que um (AV) pode se familiarizar com o set-up.  Também pode avaliar replays de vídeo e chamadas de prática  sobre incidentes de mudança de jogo, mas sem se comunicar com o árbitro. Isto significa que não haverá nenhum impacto no jogo, ao contrário durante uma experiência ao vivo, Quando os árbitros se comunicam uns com os outros e o árbitro pode tomar decisões com base em informações fornecidas pelo (AV).

KNV sai na frente (3)
A KNVB vem realizando experiências off-line desde 2013 e suas descobertas ajudaram a Sub-Comissão Técnica do IFAB em conjunto com o setor de Tecnologia do Departamento de Inovação de Futebol da FIFA, a elaborar um protocolo detalhado de implementação que os organizadores da competição que participam das experiências do IFAB sancionados são obrigados a seguir. Acompanhe no link a seguir a experiência do (AV) realizada na partida Feyenoord x sc Heerenveen. http://www.knvb.nl/nieuws/themas/arbitrage-20/18017/knvb-gastheer-conferentie-video-assistent-fifa

Hawk-Eye na Euro/2016
A Eurocopa deste ano que será realizada na França a partir de 10 de junho, terá além dos (AAA) árbitros assistentes adicionais que estão inseridos nas REGRAS DE FUTEBOL, o sistema Hawk-Eye (olho de falcão) em todos os jogos. O Hawk-Eye foi a primeira empresa a receber licenciamento na Goal-Line Technology (GLT) da FIFA. Seu sistema é utilizado com 100% de eficácia na Premier League (Inglaterra), Bundesliga (Alemanha), no Campeonato Italiano e na recente Copa do Mundo Feminina da FIFA em 2015 no Canadá.


Falta uma para a centésima partida
Na próxima quinta-feira (28), em Quito (Equador), Heber Roberto Lopes (FIFA/SC), comanda a partida de nº 99 pela Conmebol – Independiente Dell Valle (Equador) x River Plate (Argentina). 

PS: Aqui neste espaço afirmei inúmeras vezes que a FIFA e o IFAB reconheceram a experiência do (AV) árbitro de vídeo que vem sendo desenvolvida pela (KNVB) com precursor. Tanto é verossímil a afirmação que, na 130ª Reunião Geral Anual do Board, realizada no último dia 5 de março em Cardiff, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, reconheceu publicamente o trabalho desenvolvido pela KNVB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário