terça-feira, 29 de setembro de 2015

Não precisa esperar, tem que pleitear

    Publicidade nas mangas das camisas é dos árbitros desde 2001, diz a Fifa
Na cláusula 5ª da pauta de reivindicações da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf) no § 1º –  a entidade afirma que 100% (cem por cento) dos valores advindos do patrocínio exposto no uniforme será revertido aos árbitros. Já no § 2o –  a Anaf diz que a escolha do fornecedor do material a ser utilizado nos campeonatos será de responsabilidade da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol.

Em ambos os casos, a direção da Anaf pode agir imediatamente se desejar. Sobretudo, no que diz respeito a publicidade estampada nas mangas das camisas dos homens de preto, que atuam nas competições da CBF. Este benefício aos árbitros, está em vigor desde 2001, quando a Fifa autorizou e determinou que o patrocínio exibido naquele local, deve ser revertido com exclusividade à arbitragem.

Nos campeonatos de futebol profissional da Ásia, da América do Norte e, principalmente, da Europa, a determinação da Fifa vem sendo cumprida a risca há vários anos - diferentemente vem procedendo a CBF, que há mais de uma década “explora” diferentes logomarcas nas mangas das camisas da confraria do apito brasileiro, que atuam nos seus torneios sem repassar um único centavo à categoria.

Ressalte-se que na temporada 2015, a CBF “inovou” na exploração do patrocínio da indumentária dos homens de preto que atuam nas suas competições. A entidade passou a “exibir” nas costas dos árbitros, assistentes, quarto, quinto e sexto árbitros que atuam nas Séries (A, B, C, D, Copa do Brasil e demais torneios), a publicidade da multinacional SEMPTOSHIBA.    Fotos: AGB/Geraldo Bubniak
  Em 2015 a CBF "inovou", acrescentando mais uma logomarca nas costas da vestimenta dos árbitros que laboram nas suas competições.
No caso da propaganda nas costas das camisas da arbitragem, a informação que chegou até este colunista é de que não é permitido nenhum tipo de publicidade naquele local. “Estranhamente”, a exemplo do patrocínio nas mangas das camisas que está em vigor desde 2001, associações que não tem nenhuma representatividade e os sindicatos dos árbitros do futebol brasileiro, mantém-se omissos e coniventes com o fato até o momento. Aliás, cadê os presidentes dos sindicatos dos árbitros de futebol? 

PS: Portanto, não precisa esperar, tem que pleitear o direito adquirido. NADA MAIS A DIZER. 

PS (2): Há um universo gigantesco de cartolas e técnicos no futebol brasileiro, que estão contando nos dedos os dias que faltam para terminar o Brasileirão/2015. Os descontentes prometem assim que terminar a competição, iniciar fortíssimo movimento pela saída imediata de todos os membros da atual CA/CBF. Se Marco Polo Del Nero for afastado antes disso, o movimento pela destituição dos homens que comandam a arbitragem também será antecipado. Um dos motivos, é a teimosia e a "proteção" abjeta que a CA/CBF dá aos árbitros e assistentes que descumprem as REGRAS DE FUTEBOL e, por consequência, estão transformando num autêntico "chorume", a Circular Nº 26/2015, elaborada pela própria CA/CBF. 

PS (3): Na opinião dos descontentes, árbitro e assistente que cometem erros "crassos" e causam prejuízos às equipes, devem ser submetidos a um processo de requalificação e não serem "laureados" pela CA/CBF na próxima rodada ou uma ou duas rodadas depois. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário