segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Convoquem a Enaf

    Werner Helsen à esquerda preparador físico de arbitragem da Uefa e Fifa, e Pierluigi Collina diretor de árbitros da Uefa.
  • O árbitro Rodolpho Toski Marques (foto/CBF-1/PR), após duas atuações satisfatórias, no jogo Atlético/MG x Figueirense/SC pela Copa do Brasil, e Cruzeiro/MG x Santos/SP pela Série (A) do Campeonato Brasileiro, voltou a ser designado pela CA/CBF, para dirigir na próxima quarta (2/9), Joinvile/SC x São Paulo /SP, Série (A) do Brasileirão.
  • Toski Marques é o único árbitro da Federação Paranaense de Futebol (FPF), que pertence ao quadro nacional da CBF com indícios de caraterísticas qualitativas, e se lapidado por gente que entenda do assunto, num futuro tornar-se apito da Fifa.
  • Dado o exposto, na nossa opinião, o indigitado juiz deveria receber imediatamente tratamento diferenciado da (FPF) e da associação dos árbitros do Paraná.
  • Basta a comissão de arbitragem da casa Gêneris Calvo e a associação dos árbitros se despojarem de qualquer vaidade - e convidar os instrutores da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (Enaf/CBF), Roberto Perassi e Wilson Seneme, ambos diplomados pela Fifa, para ministrarem um curso de capacitação continuada ao árbitro em tela.
  • Faço esta afirmação, porque na (FPF) não tem nenhum nome no setor da arbitragem que possua a didática e o know-how dos nominados instrutores. Se submetido a requalificação conforme sugerido neste espaço, Marques terá um crescimento qualitativo extraordinário e disputará a vaga ao quadro de Asp/Fifa em 2016, em condições de igualdade com os demais concorrentes.
  • PS (1): As recorrentes reprovações dos árbitros e assistentes da CBF nos testes físicos da Fifa, da Conmebol e mais recentemente da própria CA/CBF, estão a exigir uma mudança radical na metodologia utilizada pelos homens de preto do futebol brasileiro, no que concerne aos treinamentos preparatórios do referido teste.
    PS (2): Além das reiteradas reprovações acima nominadas, no atual Brasileirão está se tornando rotina, árbitros se “contundirem” durante as partidas. Há tempos atrás sugeri e volto a sugerir novamente - que a Associação Nacional de Árbitros (Anaf) em conjunto com a CBF, que explora duas logomarcas de multinacionais no uniforme dos homens de preto, convidem o P.h.D em Educação Física da Universidade de Leuven (Bélgica), Werner Helsen, preparador físico dos árbitros da Fifa e da Uefa, objetivando atualizar os treinamentos dos apitos e bandeiras da Renaf no pilar físico.     

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário