quinta-feira, 30 de abril de 2015

Arbitragem: o cenário é preocupante

    As decisões de Sérgio Corrêa da Silva e seus congêneres, serão  fundamentais para o sucesso do Brasileirão/2015.

As transmissões dos campeonatos de futebol, patrocinados pelas federações estaduais que são exibidas semanalmente pela TV neste quadrimestre de 2015, estão proporcionando um “espetáculo” deprimente no que concerne à arbitragem. 

Falo da escalada interminável dos erros de interpretação e aplicação das Regras de Futebol, perpetrados pelos “guardiões das regras”, os árbitros. Ao mesmo tempo, ressalto a falência inexorável do modelo vigente de formação dos árbitros, e da ausência de um projeto de requalificação para o setor do apito nas federações, através das comissões de arbitragens àqueles que cometem equívocos no que diz respeito às leis do jogo.
  
Em algumas situações que tenho observado nos diferentes campeonatos estaduais, assisto em média de seis a oito por semana - as tomadas de decisões dos homens de preto, além de explicitar a incapacidade cognitiva, beiram níveis estratosféricos de estupidez. Me desculpem pela expressão desproporcional, mas é o que tenho visto pela TV.

Talvez seja por este motivo que a CA/CBF vai anunciar nesta tarde (30/4), que a lista definitiva da (Renaf) Relação Nacional de Árbitros de Futebol, incluso os novos membros do quadro de Asp/Fifa - só será divulgada após o término dos campeonatos estaduais.

A matéria em tela acende a luz amarela para os clubes, atletas, dirigentes, torcedores e a imprensa. Explico: Um contingente expressivo dos apitos e bandeiras, que estão violentando as REGRAS DE FUTEBOL nos campeonatos das federações, destilarão suas incompetências nas Séries A, B, C e D do maior campeonato de futebol do planeta, o Brasileirão/2015.

PS: Resta esperar que a CA/CBF que tem demonstrado equilíbrio nas suas decisões em conjunto com os assessores e delegados especiais de arbitragem, tenham discernimento profissional nas suas avaliações. Porque o “espetáculo vergonhoso”, protagonizado pela confraria do apito nos torneios aqui nominados neste início de temporada, é motivo de muita, muita preocupação.

PS (2): Sou provocado a comentar a designação do árbitro Rafael Traci, para a partida decisiva do Campeonato Paranaense entre Coritiba x Operário, no domingo no Couto Pereira. É um árbitro comum a exemplo da maioria esmagadora dos demais que existem no quadro de arbitragem da (FPF)Federação Paranaense de Futebol.

PS (3): Agora, espera-se que tenha um bom desempenho, sobretudo,  porque o Campeonato Paranaense é a única competição que os árbitros da (FPF) são vistos. Explico: nos últimos dois anos, os homens de preto da casa Gêneris Calvo foram congelados no "freezer" da CA/CBF, no que concerne a Série A e B do Brasileirão. As causas são de domínio público. Mas, o que causa perplexidade, é a omissão da associação dos árbitros e dos próprios apitadores que emitem sinais de que estão satisfeitos com a situação tal como ela se apresenta hoje.  

PS (4): A partida Palmeiras/SP x Atlético/MG, no próximo sábado (8), no Allianz Parque, na abertura do Campeonato Brasileiro, será dirigida pelo árbitro Felipe Gomes da Silva (Asp/Fifa/PR), que quando aqui chegou oriundo do Rio de Janeiro, já trouxe consigo o escudo da Asp/Fifa.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário