segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Candidatos à Fifa

                                            Heber Roberto Lopes, com Spray na cintura

Conforme anunciado recentemente, os árbitros Paulo Cesar de Oliveira e Wilson Luiz Seneme, ambos da Federação Paulista de Futebol, encerraram a carreira como membros do apito e, por extensão, da CBF e do quadro internacional da Fifa.

A saída dos indigitados homens de preto da Relação Nacional de Árbitros de Futebol da CBF e da lista internacional da Fifa, abriu espaço para dois nomes da confraria que compõe o quadro de (Asp/Fifa/CBF).

Se não surgir nenhuma novidade nos próximos meses, sobretudo política, e diante da anunciada renovação que fará a (CA/CBF) na Relação Nacional de Árbitros de Futebol (Renaf)- quando dezembro chegar, Anderson Daronco (Asp/Fifa/RS), Dewson de Freitas (Asp/Fifa/PA) e Raphael Claus (Asp/Fifa/SP), serão promvidos.

Faço a afirmação em tela, porque não há no universo do quadro nacional de árbitros da CBF neste momento e acredito que não haverá outras opções com as qualidades dos referidos árbitros, para completar a lista com os dez nomes que tem direito a CBF no quadro de arbitragem da Fifa.

Acrescento ao exposto, que além de serem jovens promissores, a trempe mencionada suplantou a inexistência de um projeto de excelência de formação, orientação, treinamento e aprimoramento das federações de futebol de onde são egressos.

PS (1): No domingo que passou, quando anunciou os homens de preto para comandar Grêmio x Corinthians, no Olímpico em Porto Alegre, o narrador Cleber Machado da Rede Globo enfatizou:  Árbitro, Heber Roberto Lopes (Fifa/SC). Naquele momento, lembrei-me de que faz dois anos que o mencionado apito deixou o quadro de árbitros da Federação Paranaense de Futebol e rumou para Santa Catarina.

PS (2): Desde então, em que pese o futebol do Paraná contar com dez árbitros na Renaf/CBF, a (CA) Comissão de Arbitragem da instituição que gere o futebol brasileiro, nunca mais designou um dos nossos apitos para dirigir um prélio da magnitude da partida disputada nos Pampas.

PS (3): Pelo contrário, sabedora da decadência que assola o quadro de árbitros da (FPF), a CA/CBF colocou nossos apitos e bandeirinhas num plano secundário a levantar a placa de quarto árbitro na linha de meio campo, atrás das metas na função de Árbitro Assistente Adicional ou então de vez em quando na Série B, C e D do Campeonato Brasileiro.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário