terça-feira, 26 de agosto de 2014

Acredite se quiser: Heber reprovou!

            Foto: Fifa.com  - Heber Roberto Lopes com a bola a seus pés

Quando indicou o ex-árbitro Wilson Luiz Seneme da Federação Paulista de Futebol, para o processo seletivo que a Fifa realiza com os árbitros com vistas a Copa do Mundo, a CBF e sua (CA)Comissão de Arbitragem sabiam de antemão do histórico de reprovações de Seneme nos testes físicos.

Renitentemente a sua designação foi mantida e o “fiasco” foi gigantesco. Primeiro, Seneme foi reprovado em setembro de 2013, na sede da Fifa em Zurique, sob os olhares imutáveis do preparador físico dos homens de preto da Fifa e da Uefa, Werner Helsen, P.h.D em Educação Física pela Universidade de Louvre na Bélgica. Posteriormente, o “vexame” se repetiu sob a supervisão do professor Crishian Rosen (Argentina), que também é preparador físico da entidade internacional.

Logo a seguir, seu compatriota Leandro Vuaden (Fifa/RS) a segunda opção do apito para a Copa do Mundo no Brasil, submetido ao mesmo teste da Fifa em Assunção (Paraguai), foi fragorosamente reprovado. Passado alguns dias, Heber Roberto Lopes (Fifa/SC), a terceira indicação para a arbitragem que estava no grupo pré-selecionado para o Mundial de 2014, convocado para o temível teste físico da instituição que controla o futebol no planeta, “rodou feio” na cidade de Mendoza (Argentina).

Segundo informações que me foram repassadas a época, Roberto Lopes sepultou naquela oportunidade suas chances de continuar fazendo parte do grupo da confraria do apito internacional, que teria o privilégio de participar da Copa.

Este ano a CA/CBF realizou o teste físico padrão Fifa aos árbitros e assistentes da Relação Nacional de Árbitros de Futebol (Renaf) - e um contingente expressivo reprovou. Posteriormente, na cidade de Itajaí (SC), num final de tarde foi efetivado novo teste e todos foram aprovados.

Na manhã desta terça-feira (26), no Centro Desportivo da Aeronáutica, na cidade do Rio de Janeiro, local selecionado pela CBF para realização de uma das etapas do Curso Futuro III RAP-Fifa - de acordo com informações do jornalista Pedro Paulo de Jesus, o árbitro Heber Roberto Lopes e o assistente Cleriston Clay Barreto (Fifa/SE) reprovaram no teste físico.

Diante do histórico reiterado de reprovações “vergonhosas” nos testes físicos dos nossos juízes e bandeirinhas, principalmente nos testes internacionais pergunto: Quem é o preparador físico dos homens de preto que compõe a (Renaf) e qual é a metodologia que vem sendo empregada, já que o “fracasso” neste tipo de teste tornou-se rotina? Quais são os critérios usados pela CA/CBF, quando da convocação dos denominados “homens da elite” do apito nacional para um teste físico da Fifa? Quais são os treinamentos ou apoio que é dado aos apitos e bandeiras da (Renaf) nos seus estados de origens? Qual é o posicionamento da CA/CBF em relação as federações estaduais que não possuem professor de educação física e não movimentam seus árbitros, ou seja, deixam a coisa à la vonté? A CA/CBF tem um projeto que objetive equacionar essa situação que envergonha e avilta a arbitragem brasileira?  
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário