domingo, 20 de julho de 2014

Árbitros: Vem aí novas tecnologias

Nos próximos dias a Fifa deve receber propostas do uso da tecnologia, no que concerne no auxílio à arbitragem nas próximas competições da entidade. Os japoneses estão desenvolvendo um estudo com câmeras de altíssima definição, que são alocadas atrás de cada assistente e detectam impedimento em tempo real. São doze câmeras, ou seja, seis atrás de cada bandeira.
Experimento que vem sendo testado em competições amadoras e cujos resultados deverão ser exibidos a Fifa e a International Board dentro em breve, em Zurique, sede da instituição que controla o futebol no planeta.
A empresa norte-americana Google, desenvolveu o Google Glass denominado também como (óculos inteligente) em várias versões. Óculos que está sendo testado no tênis e experimentado recentemente pelo árbitro Hilário Grajeda (EUA)-foto/abaixo, numa partida de futebol, envolvendo as esquadras do MLS-All Stars x AS Roma (Itália). Esta tecnologia e os resultados das experiências segundo fui informado, deve chegar a Fifa nos primeiros dias de agosto.

Do outro lado do planeta, na província de Nagano (Japão), região conhecida como os “Alpes Japoneses”, a fabricante de impressoras  Epson, lança nos próximos meses a segunda versão dos óculos inteligentes da empresa, o Moverio BT – 200. Óculos que estão sendo submetidos a inúmeros experimentos e, de acordo com informações que recebi, deverão ser exibidos à Fifa, com vistas a auxiliar o homem de preto a equacionar lances que fujam do seu campo de observação durante um prélio de futebol.
Finalizando, no segundo semestre do ano em curso, a alemã GoalControl, a empresa responsável pela tecnologia na linha do gol no Mundial de Clubes do Marrocos no ano que passou, e na recém findada Copa do Mundo no Brasil, apresentará a Fifa os resultados obtidos nas duas competições, e novas tecnologias que foram desenvolvidas e contribuirão para elucidar lances polêmicos numa partida.

                  Sistema GoalControl
PS: Diante do acima exposto e dos erros cometidos pela confraria do apito internacional que laborou na última Copa, os próximos campeonatos da Fifa deverão vir acrescidos de novas tecnologias, e o árbitro de futebol inteligente, deve se preparar para manejá-las.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário