quarta-feira, 25 de junho de 2014

Nesta quinta-feira, Busacca anuncia os apitos da segunda fase da Copa

Nesta quinta-feira (26), encerra-se a primeira fase da Copa do Mundo, com as dezesseis seleções classificadas para as oitavas de final. A Fifa adota como praxe ao final da primeira fase de cada Mundial, e assim sucessivamente a cada fase concluída no que concerne aos homens do apito, dispensar árbitros e assistentes que tiveram desempenho em descompasso com os desígnios do Comitê de Arbitragem da entidade (deficiência técnica) e, por consequência, aqueles apitos e bandeiras cujas equipes possam gerar conflitos em futuras partidas.

Portanto, a partir das primeiras horas da manhã desta quinta-feira, Massimo Busacca, o chefe de arbitragem da entidade internacional, após uma reunião com Jim Boyce, o presidente do Comitê de Árbitros da Fifa, e os demais membros do staff da arbitragem, terá a dificílima mas necessária missão, de comunicar aos dispensados o desligamento da continuidade na Copa do Mundo.

Os árbitros e assistentes que serão desligados nesta primeira fase, além de terem vivenciado o maior espetáculo futebolístico do planeta, do Know-How adquirido ao longo dos últimos três anos, participaram de dezenove seminários em diferentes Continentes, e das excelentes instalações onde ficaram hospedados, e assim que forem notificados da dispensa receberão um cheque da Fifa no valor (R$ 114.000.00), e a passagem aérea de retorno aos seus Países de origem.

Não vou falar daqueles que irão embora, porque posso cometer equívocos. Mas, vou permitir-me indicar alguns árbitros (apitos), que observei e tiveram desempenho em consonância com as Regras de Futebol e, por extensão, cometeram pequenos erros de interpretação e aplicação das leis do jogo.

Bakary Gassama (Fifa/Zâmbia),Björn Kuipers (Fifa/Holanda), Carlos Vera (Fifa/Equador), Cüneyt Çakir (Fifa/Turquia), Howard Webb (Fifa/Inglaterra),Felix Brych (Fifa/Alemanha),Jonas Eriksson (Fifa/Suécia), Milorad Mazic (Fifa/Sérvia), Mark Geiger (Fifa/EUA), Nestor Pitana (foto/Fifa/Argentina), Nicola Rizzoli (Fifa/Itália),Pedro Proença (Fifa/Portugal), Sandro Meira Ricci (Fifa/Brasil) e Wilmar Roldan (Fifa/Colômbia).

PS: A notícia sobre os cortes dos apitos e bandeiras que estão laborando na Copa do Mundo, deverá sofrer uma reviravolta. A informação que acabo de receber nesta manhã (26), diretamente do Rio de Janeiro, do Quartel General onde está hospedada a direção do Comitê de Arbitragem da Fifa, é que neste Mundial a entidade procederá de forma diferente. Não serão feitos cortes agora, apenas antes das semi-finais. Todos, árbitros e assistentes, inclusive os reservas, continuam no Brasil. O desligamento será informado a eles no dia 6 de julho, e os dispensados viajam no dia 7 de julho aos seus países de origem.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário