sexta-feira, 30 de maio de 2014

Tocar a bola com a mão

O manual de Regras de Futebol da Fifa 2013/2014, na página (86), define as diferentes situações que implicam na ação deliberada ou não de um jogador fazer contato com a bola utilizando as mãos ou braços. A Fifa determina ainda que, o árbitro deverá considerar  neste tipo de lance as seguintes circunstâncias: 1) O movimento da mão do atleta em direção à bola (e não da bola em direção à mão). Portanto, é um lance interpretativo e cabe exclusivamente ao árbitro definir se houve ou não a intenção de utilizar as mãos ou os braços na jogada.
2) O árbitro deverá observar a distância  entre o adversário e a bola (bola que chega de forma inesperada). 3) A posição da mão não pressupõe necessariamente uma infração. 4) Tocar a bola com um objeto segurando com a mão (roupa, caneleira, etc.) constitui uma infração. 5) Atingir a bola com um objeto arremessado (chuteira, caneleira, etc.) constitui infração.
Diante do que se leu acima, vendo e revendo várias vezes, o lance que  originou o gol de empate do São Paulo, na quarta-feira contra o Atlético/PR, fica clarividente que o jogador em tela, não teve a intenção deliberada de utilizar a mão ou o braço, para consignar o gol que empatou a partida.
                                                                      Divulgação
PS: A Fifa orientou e determinou aos árbitros selecionados para a Copa do Mundo, que inicia no próximo dia 12 de junho, que o espectador tem o direito de ver 90 minutos de bola rolando, embora na prática isso não aconteça jamais. Porém, a entidade que controla o futebol no planeta, deixou bem claro que o árbitro é o único artífice com poder total para que que os espetáculos de futebol no Mundial, tenham um tempo de bola em jogo, entre 75 e 80 minutos.
Bjönr Kuipers (foto), o árbitro de Atlético de Madri x Real Madri, na final da Liga dos Campeões da Uefa, no sábado que passou, ao acrescer em cinco minutos a etapa final daquela partida, demonstrou na prática o que irá acontecer nos jogos do Mundial.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário