segunda-feira, 26 de maio de 2014

Raio-X da arbitragem

                                                 Foto: Uefa
Protesto (1)

A diretoria do Santa Cruz, deve decidir na tarde de hoje se envia  um memorando a CA/CBF, protestando contra a arbitragem do árbitro Rodolpho Toski Marques, da Federação Paranaense de Futebol. O indigitado apito dirigiu na sexta à noite, nos Estádio dos Aflitos, Santa Cruz 1 x 1 América/MG, pela Série B.

Protesto (2)

A insurreição da equipe pernambucana diz respeito ao lance que aconteceu aos 36’ da etapa final, quando o atacante Léo Gamacho, da esquadra da terra do frevo, foi seguro pelo calção dentro da área penal. Marques, além de não assinalar a falta máxima do jogo, advertiu o atacante em tela com cartão amarelo, por simulação.  Ou seja, Rodolpho Marques errou duas vezes consecutivas.

Protesto (3)

O Santa Cruz deverá se valer das imagens veiculadas através do Premiere/Sport/TV, que exibiu a partida para todo o território brasileiro.  Ato contínuo, encaminhará o vídeo via Federação Pernambucana de Futebol a CA/CBF, que é presidida por Sérgio Corrêa da Silva.

No Morumbi (1)

São Paulo 1 x 0 Grêmio/RS, sábado à noite no Morumbi, teve dois lances de infrações temerárias, que a arbitragem se omitiu. O primeiro foi a deixada de cotovelo do atacante Alexandre Pato do Tricolor paulista, no rosto do gremista Pará, na disputa de bola. Falta temerária, diz a Regra (XII).  O  que significa que o jogador agiu sem levar em conta o risco ou as consequências para seu adversário. Um atleta que atua de maneira temerária deverá ser advertido com cartão amarelo.

No Morumbi (2)

O segundo lance faltoso neste jogo, aconteceu entre o defensor  Bressan da equipe gaúcha e o avante do São Paulo, Luis Fabiano. Além de ter praticado falta similar a de Alexandre Pato, em Bressan,  o atacante da equipe do Morumbi, travou um colóquio verbal de baixíssimo nível com o zagueiro gaúcho, perfeitamente identificável via leitura labial pela TV.  Mas o que causou estranheza, foi a omissão e conivência do árbitro Wilton Pereira Sampaio, dos assistentes, do quarto árbitro e os dois árbitros assistentes adicionais, postados atrás das metas, nos dois lances.

Morumbi (3)

Aliás, os gremistas saíram na bronca com a arbitragem com toda a razão. Aos 43’ da etapa final, o argentino Barcos chutou, e o zagueiro Lucão do São Paulo, cortou visivelmente a trajetória da bola dentro da área de pênalti. O árbitro Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO) nada marcou.

No Estádio da Luz, em Lisboa

Björn Kuipers (foto/Fifa/Holanda), com a magnífica atuação na grande finalíssima da Liga dos Campeões da Europa, entre Atlético de Madri x Real Madri, inseriu seu nome na galeria dos maiores árbitros de futebol não só do Velho Continente, como também, tornou-se mais uma opção de excelência para Massimo Busacca, o homem que vai escalar a arbitragem da Copa do Mundo a partir do próximo dia 12 de junho.  

No estádio da Luz, em Lisboa (2)

Além de demonstrar notório conhecimento e discernimento no momento da interpretar e aplicar as Regras de Futebol, Kuipers,  exibiu na sua expressão facial a cada tomada de decisão, equilíbrio, frieza, inteligência,  às vezes  foi educado e quando necessário enérgico e, sobretudo, utilizou uma linguagem correta no trato com os atletas.  Ou seja, praticou a arbitragem preventiva.

No Willie Davids (1)

O maior clássico do futebol do Paraná, Atlético/PR 2 x 0 Coritiba, teve pouco mais de 1.400 pagantes, o que significa que o trio de ferro da capital só tem torcida em Curitiba. Já no que tange ao desempenho da arbitragem, Edivaldo Elias da Silva, dentro das suas limitadíssimas condições do que o  jogo exigiu teve um bom desempenho.  

No Willie Davids (2)

A “personagem” negativa do clássico, foi o árbitro assistente Rafael Trombeta (CBF-2) da Federação Paranaense de Futebol.  Explico: Aos 42’ da primeira etapa, o rubro-negro Natanael é lançado em condições legais, já que o defensor do Coritiba Welinton, estava a mais ou menos dois metros a frente do atleta do Atlético. Não tinha mais ninguém a não ser o arqueiro Vanderlei do Coritiba.  Repentinamente, Trombeta, para espanto geral levanta sua bandeira acusando “Off side” do atleta do Furacão. Das duas, uma: Ou Rafael Trombeta não sabe interpretar e aplicar a Regra XI –  impedimento, e precisa ser submetido a uma requalificação, ou então deve ser submetido pela CA/CBF, em caráter urgentíssimo a uma exame oftalmológico.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário