sábado, 26 de abril de 2014

Curso tem o objetivo de aprimorar a arbitragem no Brasil


A Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF), está promovendo desde a última terça-feira (23), em Campos do Jordão (SP), o Curso FIFA Futuro III para Instrutores Técnicos e Físicos. O curso tem o apoio da CBF, com supervisão da FIFA, e será realizado no Blue Mountain Hotel & Spa.
A abertura contou com o prefeito de Campos do Jordao, Frederico Guidoni. 
Instrutores FIFA presentes:
Carlos Alarcon Rios (foto) - Presidente da Comissão de Arbitragem da Conmebol há mais de 25 anos e membro da Comissão de Arbitragem da Fifa.
Assessoria CBF

Oscar Ruiz - Instrutor do RAP-FIFA e Integrante do Desenvolvimento da Arbitragem da FIFA. Começou a apitar profissionalmente em 1º de janeiro de 1995 atuando em sua primeira partida internacional em 12 de julho de 1995, na partida entre Paraguai e Venezuela. Arbitrou as finais da Copa América de 1999; Copa Libertadores da América de 2002, 2003, 2007 e 2010; Copa Sul-Americana de 2007; Copa Merconorte de 1998 e Recopa Sul-Americana de 2006. Participou da Copa do Mundo FIFA de 2002 arbitrando três partidas: Coréia do Sul 2x0 Polônia - 1ª. fase, Turquia 3x0 China - 1ª. fase, Turquia 1x0 Senegal - quartas de final. Na Copa de 2006 arbitrou apenas uma partida: Holanda 2x1 Costa do Marfim - 1ª. fase.
Participou da Copa do Mundo FIFA 2010, juntamente com os assistentes e compatriotas Abraham Gonzalez e Humberto Clavijo. Aposentou-se internacionalmente no dia 5 de maio de 2011, após arbitrar a partida Cerro Porteño x Estudiantes, decidida nos pênaltis, que terminou com a vitória do time paraguaio.
É recordista de jogos em Copas Libertadores, com 80 partidas.
Carolina Colman - Oficial de Desenvolvimento do Projeto de Assistência da Arbitragem da FIFA. 
Cristian Rosen - Instrutor Físico do RAP-FIFA - Argentino. 
Wilson Seneme - Ex-árbitro FIFA. Atual integrante da Comissão de Arbitragem da Conmebol, Instrutor Fifa e coordenador nacional da Instrução.
Antonio Pereira da Silva - Ex-árbitro FIFA. Presidente da Comissao de Arbitragem da CBF, instrutor Fifa para língua portuguesa.
Nilson Monção - Vice-Presidente da Comissao de Arbitragem da CBF e instrutor Fifa Futuro III.
Alicio Pena Junior - Ex-árbitro FIFA. Membro da Comissao de Arbitragem da CBF, instrutor Fifa Futuro III.
Manoel Serapiao Filho - Ex-árbitro FIFA e atual diretor-adjunto para o pilar Técnico da ENAF. 
Sílvia Regina de Oliveira - Ex-árbitra FIFA (Atenas 2004, entre outras), instrutora FIFA, integrante da CEAF-SP
Paulo Camello - Diretor-Adjunto para o pilar físico da ENAF. 
Marta Magalhaes - Psicóloga Esportiva que atua na arbitragem desde 2004. Atual adjunta para o pilar mental da ENAF. 
Também teremos a presença de conceituados instrutores (Milton Otaviano, Ednilson Corona, Erich Bandeira, Roberto Perassi, Sérgio Cristiano, Marcio Verri e expoentes da arbitragem estaduais etc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário