segunda-feira, 24 de março de 2014

O árbitro das Américas vem aí



                                                Conmebol
O título em epígrafe realça a importância da designação pela Conmebol, do melhor árbitro de futebol da América Latina e eleito o sexto melhor da modalidade pela Federação Internacional de História e Estatística de Futebol, em 2013, para dirigir na quarta-feira (26), Atlético/PR x Velez Sarsfield/Argentina, pela Copa Libertadores da América, na Vila Capanema. Falo de Wilmar Roldán (foto/Fifa/Colômbia).

O indigitado árbitro é fruto de um projeto desenvolvido pela Federação Colombiana de Futebol, desde os 14 anos de idade, quando na adolescência foi descoberto apitando partidas dos torneios de futebol amador na cidade de Antioquia.

Dado o seu talento e vocação para a arbitragem, foi convidado a fazer o curso de árbitros e em fevereiro de 2003, fez sua estreia no prélio Milionários x Once Caldas, no Campeonato Colombiano de futebol. Dali em diante sua carreira teve um ascensão raras vezes vista num homem de preto.

Tanto é verdade que em 2007, o presidente da Comissão de Árbitros da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), e o mais longevo membro do Comitê de Arbitragem da Fifa, Carlos Alarcón, um dos maiores incentivadores da carreira de Roldán, convocou-o para o teste da Fifa.

Aprovado em todos os quesitos com notas acima da média, Wilmar Roldán, foi elevado ao quadro da Fifa em janeiro de 2008, com a idade de 28 anos, o que o tornou o mais jovem árbitro a ostentar o escudo da entidade internacional.

Em 2012, foi convocado pela Fifa para atuar nas Olimpíadas de Londres (Inglaterra), onde teve excelente performance. Roldán é também o apito mais jovem que já dirigiu uma final da Copa Libertadores, e o único nas  últimas décadas, que apitou duas finais consecutivas da maior competição da América do Sul. Em 2012, comandou com brilhantismo Corinthians/SP x Boca Juniors/Argentina, e, em 2013, foi perfeito na finalíssima, Atlético/MG x Newell”s Old Boys/Argentina. Antes da final da Libertadores do ano que passou, a Fifa convocou-o  para o Campeonato Mundial Sub-20, realizado na Turquia. E, por derradeiro, em que a pese a entidade que controla o futebol no planeta não confirmar abertamente, Wilmar Roldán, Howard Webb (Inglaterra), Pedro Proença (Portugal), Felix Brich (Alemanha),  Ravshan Irmatov (Uzbequistão) e Cüneyt Cakir (Turquia), formam o sexteto de ouro da Fifa para comandar as principais pelejas da Copa do Mundo que começa no próximo dia 12 de junho.

PS: Pela primeira vez no atual Campeonato Paranaense, ontem, no Paraná Clube 0 x 2 Atlético/PR, observei um árbitro bem posicionado, saindo da clássica diagonal quando necessário, interpretando e aplicando corretamente as Regras de Futebol, agindo com equilíbrio, com inteligência, frieza, às vezes educado e polido, dependendo das circunstâncias, porém, quando necessário, utilizou de energia para manter a disciplina e o Fayr -Play, na condução da partida. Refiro-me a excelente arbitragem de Fabio Filipus.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário