sexta-feira, 21 de março de 2014

Observadores de árbitros desempenham função importantíssima

por Mark Chaplin
de Nyon
Observadores dos árbitros com papel vital
Os observadores de árbitros Zdravko Jokić (Sérvia), Gerard Perry (República da Irlanda), Konrad Plautz (Áustria) e Peter Jones (Inglaterra) num recente curso de observadores de árbitros da UEFA, em Dublin. ©Sportsfile


 

Em qualquer jogo de uma competição da Uefa, um homem ou mulher estará sentado na bancada a prestar especial atenção à equipe de arbitragem. Trata-se dos observadores de árbitros da Uefa – e o seu papel é crucial para ajudar o organismo gestor do futebol a identificar os árbitros de topo para o futuro, ao mesmo tempo que auxiliam no treino dos árbitros a cada jogo que efetuam.
A Uefa utiliza 214 observadores de árbitros propostos pelas federações, incluindo 30 observadoras. Em princípio, são eles próprios ex-árbitros internacionais com notório saber sobre as Regras de Futebol, que observam e avaliam os desempenhos dos árbitros, para além de acompanhá-los e interrogá-los em todos os jogos. "Utilizamos a sua experiência", diz o delegado de arbitragem da entidade europeia, Hugh Dallas. "Os antigos árbitros internacionais possuem tanta experiência que é imperativo que ela seja transmitida a outros".
Desde torneios jovens até à fase final de uma Eurocopa, os observadores de árbitros fornecem informação nos seus relatórios sobre o desempenho do quarteto de arbitragem que é essencial para o Comitê de Arbitragem da Uefa desenvolver as suas tarefas, especialmente em termos de promoção e qualificação dos árbitros.
O sistema de classificação é baseado na avaliação de um árbitro como "excelente", "muito bom", "bom", e assim sucessivamente, sendo que o observador de árbitros também anota comentários relacionados com o desempenho. O Comitê de Arbitragem da Uefa decidiu sobre as promoções e o Ranking de 2014, e cada árbitro na lista da entidade nas diversas categorias – masculina e feminina – foi discutido ao pormenor, diz Dallas. Precisamos ter conhecimento suficiente sobre esse árbitro em jogos anteriores - os seus jogos, o nível do jogo que dirigiu, o nível da competição, os desempenhos, os seus índices físicos, etc..
Precisão e consistência são vitais num relatório. Temos de nos assegurar que a classificação é precisa e que reflete os comentários, refere Dallas.
À medida que os árbitros vão subindo de nível, são nomeados para competições diferentes - e será enviado um observador específico para observá-lo. À medida que vão progredindo na hierarquia, são monitorizados para aferir a forma como lidaram com diversas situações.
Quando um árbitro está a caminho do nível máximo, um observador de árbitros assume um papel de "treinador" especial. O observador de árbitro chega ao local no dia antes do jogo, diz Dallas. Começa a avaliar o árbitro ao participar na reunião organizacional, na manhã do jogo. Está com a equipe de arbitragem em todos os momentos, e pode inclusive assistir à reunião pré jogo do árbitro, antes da partida para o estádio. Depois, já no estádio, o seu trabalho é avaliar o desempenho dos árbitros. No final do desafio, recebe um DVD do jogo. Ele terá tomado algumas notas sobre diversos incidentes, e essas notas e incidentes serão preparadas para a equipe de arbitragem. Posteriormente, realizar-se-à um interrogatório completo pós jogo com todos os elementos da equipe de arbitragem.
Mais tarde, no espaço de 48 horas, o observador de árbitros submete um relatório detalhado à Uefa, e a nota vai incluir todos os diversos aspectos do jogo, incluindo pontos a melhorar e áreas positivas. Esse relatório é aprovado, pelo Comitê de Arbitragem da Uefa, e depois é disponibilizado ao árbitro e à sua federação.
Aplica-se uma nota a cada parâmetro – dentro do sistema classificativo, são dadas várias diretrizes, onde os observadores de árbitros descontam um ponto por um aspecto negativo no jogo - um cartão que não foi atribuído ou dado desnecessariamente, ou um erro grave. Mas no global, diz Dallas, "os árbitros não deixam de ser candidatos a promoção de categoria com base num desempenho que esteve abaixo do padrão da Uefa".
Os observadores de árbitros têm de saber se um árbitro consegue aceitar as críticas, e saber quando abordar um árbitro com sensibilidade. É preciso começar a preparar um árbitro para o seu próximo jogo a partir do momento em que ele deixa o gramado, explica Dallas. "Se ele teve um jogo difícil, os observadores sabem o que o árbitro está a passar, porque já estiveram na sua situação. Alguns árbitros podem adotar uma postura defensiva no interrogatório, enquanto outros aceitam as críticas, querem aprender e seguir em frente. Apenas um ex-árbitro pode realmente conseguir lidar com um árbitro nesta situação.
Para fazer o seu trabalho de forma eficaz, a Uefa realiza cursos de observadores de árbitros regularmente, onde os observadores, entre outras coisas, assistem as competições da entidade europeia Champions League e Liga da Europa, e elaboram um relatório completo sobre ele, e são submetidos a uma simulação de um interrogatório pós jogo, com os membros do Comitê de Arbitragem a "agirem" como árbitros. É um programa educativo contínuo, diz Dallas, onde atualizamos os observadores sobre mudanças e alterações nas Regras de Futebol, bem como sobre qualquer nova diretriz que o Comitê de Arbitragem da Uefa transmitiu aos árbitros e árbitros assistentes nos seus recentes cursos.
"Temos de garantir que mantemos os observadores atualizados, por isso realizamos seis cursos de observadores de árbitros durante um período de dois anos, e cada observador de árbitros, masculino e feminino, é convidado para participar  dos seis cursos".
Os cursos também fornecem uma partilha de conhecimento valiosa. Ao reuni-los, diz Dallas, ficamos a conhecer o que se passa em cada federação, por isso os observadores ouvem boas ideias e implementam-nas no seu próprio país, o que torna o aspecto da interligação muito positivo. É importante continuar a ter estas reuniões, pois é a arbitragem quem sai beneficiada.
Fonte: Uefa 


Nenhum comentário:

Postar um comentário