domingo, 23 de março de 2014

Após entrevista, árbitro pede para não apitar clássico Náutico x Santa Cruz

Uma entrevista fez com que o árbitro Cláudio Mercante (foto) pedisse para não comandar Náutico x Santa Cruz, neste domingo, na Arena Pernambuco, pela oitava rodada do hexagonal decisivo do estadual. O juiz foi sorteado na última quinta como responsável pelo Clássico das Emoções, mas enviou hoje uma carta para a Comissão Estadual de Arbitragem (Ceaf-PE) na qual quis que seu nome fosse retirado.
O pedido aconteceu depois de uma entrevista dada por Cláudio Mercante ao Diário de Pernambuco no mesmo dia em que foi escolhido como árbitro do clássico. Nela, ele voltou a jogar luz sobre um dos jogos mais polêmicos dos últimos anos em Pernambuco: a ida da final de 2011 entre Sport e Santa Cruz.
Na Ilha do Retiro, em 8 de maio, Mercante não expulsou o zagueiro coral Thiago Matias logo no ínicio do duelo após falta feita quando era o último homem - ele recebeu amarelo no lance. Depois, o defensor cometeu outra infração quase na linha da área e poderia ter sido expulso. Não foi. No final, o Santa Cruz derrotou o Sport por 2 a 0 e confirmou o título no Estádio do Arruda sete dias depois.
Gazeta Press

Árbitro Cláudio Mercante durante jogo Sport x Náutico do Pernambucano de 2011
À época, o árbitro disse ter recebido ameaças de morte de torcedores do Sport. Ele acabou recebendo uma "geladeira" e não apitou clássicos pernambucanos por quase três anos (pela CBF, comandou jogos do Campeonato Brasileiro). O jejum ia acabar exatamente domingo.
Na entrevista concedida nesta semana, Cláudio Mercante culpou a pressão do então presidente da federação pernambucana (FPF), Carlos Alberto Oliveira, sobre os árbitros para que não houvesse expulsão no começo das partidas do estadual. "Errei e reconheço isso. Mas na época trabalhavamos com muita pressão e não poderíamos expulsar ninguém no começo do jogo. E infelizmente aconteceu aquele lance. Deveria ter aplicado a regra e expulsado o jogador do Santa Cruz. Mas existia essa determinação da diretoria de não expulsar nenhum jogador no início das partidas. Se fosse o contrário, se fosse com um zagueiro do Sport, também não expulsaria".
"Essa partida me marcou porque não pude aplicar a regra do jogo. Mesmo assim levei o restante da partida bem emocionalmente. Do contrário poderia fazer mais besteira durante o jogo", defendeu-se Cláudio Mercante. A repercussão foi gigante em Pernambuco por todos os lados.
Em novo sorteio, Gilberto Castro Júnior foi escolhido árbitro do clássico. O Náutico lidera o hexagonal final com 14 pontos, um à frente do Sport e com três de vantagem para o Santa Cruz.
Fonte: ESPN.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário