domingo, 30 de março de 2014

Após 12 anos, Fifa autoriza a utilização do spray na Copa do Mundo

Comum em campeonatos nacionais, o spray, criado para postar a barreira a 9,15 metros da bola, nas cobranças dos tiros livres direto e indireto, obteve o reconhecimento e autorização da Fifa e da International Association Board (IFAB), para ser utilizado pela primeira vez em uma Copa do Mundo. A confirmação da utilização do spray pela arbitragem no Mundial de futebol no Brasil, aconteceu no período de 24 a 29/03/2013, durante o primeiro seminário de um total de três, que a Fifa está realizando em Zurique, ao grupo de árbitros selecionados para o acontecimento que ocorrerá em solo brasileiro. 
Os apitos da Uefa, Oceania, África e Concacaf, receberam treinamentos específicos durante o seminário no campo de jogo, de como manusear o spray durante o transcurso das partidas, independente das condições climáticas nos dias das partidas.
     Divulgação
                       O árbitro Felix Brych (Fifa/Alemanha), desenvolveu treinamento com o spray no seminário da Fifa.
O objetivo dessa ferramenta é propiciar ao árbitro, condições de fixar os atletas na posição exata de 9,15m, conforme preconizado na Regra XIII - Tiros livres – (direto e indireto).  E, quando não existir marcação na linha de fundo na cobrança do tiro de canto, o árbitro poderá utilizar o spray e demarcar os 9,15 metros de distância do quarto de círculo de canto, orientou a Fifa.
O spray,  foi criado e inspirado em espuma de barbear em 2000. O produto é feito a partir de uma composição simples: espuma volátil biodegradável e pode durar por até um minuto sobre a grama. Um ano depois da sua invenção e eficácia, passou a ser usado pelos  árbitros nas competições da CBF. Em 2008, a  Conmebol depois de uma série de experimentos implementou-o nos seus torneios .
Registrado como Spuni, o spray foi criado por um morador de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, Heine Allemagne. Ele assistia uma partida de futebol, quando o comentarista Galvão Bueno da Rede Globo de Televisão, falou sobre a dificuldade da arbitragem em posicionar os atletas da equipe infratora a ficarem a 9,15 metros da bola, na barreira. “Pensei em algo provisório e que fizesse uma linha reta. Então, lembrei da espuma de barbear, fiz o teste e deu certo”.  “Mas imaginei no momento que não me dariam muita atenção, lembra o inventor do spray".

Diante do acima mencionado, o criador do experimento, formatou um projeto e apresentou em primeiro plano, à Federação Mineira de Futebol (FMF), que aprovou o uso do mecanismo pelos árbitros. A estreia ocorreu em 2000, durante a Taça BH de Juniores, em caráter experimental. Segundo Allemagne, o spray teve 100% de êxito nos testes. Para o diretor administrativo da Comissão de Arbitragem da Federação Mineira de Futebol, Juliano Lopes Lobato, o Spuni é um complemento indispensável. Antes tínhamos mais dificuldade em demarcar a área. Hoje, fazemos isso com mais facilidade e precisão – disse o diretor.
A CBF gostou da ideia e usou o spray, também de forma experimental na Copa João Havelange (Campeonato Brasileiro) em 2001. A instituição só reconheceria o equipamento desde que os 27 árbitros fizessem uma declaração de próprio punho informando o que acharam do spray. De acordo com Heine, todos os árbitros aprovaram.

Com a aquiesciência da Fifa e da (IFAB), o  spray poderá ser usado a partir do dia 1º de junho do ano em curso em todas as partidas de futebol no mundo, inclusive no Campeonato Europeu de 2012 e na Copa de 2014, que inicia no próximo dia 12 de junho.
Passar por uma avaliação tão rigorosa é uma conquista. Não entraria nessa luta senão fosse para conseguir este resultado. Mas a premiação definitiva de verdade, irá acontecer quando eu ver o spray sendo usando no meu país durante a Copa do Mundo. Será o meu troféu por 12 anos de luta, finalizou, Heine Allemagne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário