domingo, 23 de fevereiro de 2014

IFAB vai analisar proposta de replays para os árbitros

No próximo sábado (1/3), os legisladores do futebol mundial, o International Football Association Board (IFAB), único organismo mundial que pode receber propostas, autorizar experimentos ou mudanças nas Regras de Futebol, irá realizar a sua 128ª Reunião Anual Geral, em Zurique, sede da Fifa.

Essa reunião não e nada mais do que um modelo para o futebol moderno, segundo o presidente da Fifa, Joseph Blatter. Pela primeira vez desde a sua fundação em 1882, o Board discutirá a proposta de implementar  replays de vídeo para os árbitros numa partida de futebol. 

Os replays seriam acionados em lances onde ocorressem dúvidas relevantes, e via este mecanismo o árbitro verificaria a sua decisão e tomaria uma posição após consultar as imagens de vídeo, como já ocorre em diferentes esportes pelo planeta afora.

Não acredito que a Fifa e o Board aceitem sequer discutir esta ideia, porque seria o início do fim do futebol, o epílogo do espírito do jogo e, por conseguinte, da arbitragem humana.
Outra sugestão que está na agenda do IFAB, é a introdução do cartão laranja. Proposto por algumas associações à Fifa, o cartão tem como objetivo “excluir”  do jogo por um período de tempo, aqueles atletas mais afoitos e com propensão a criarem problemas para a arbitragem e, por extensão, para sua equipe. Há sugestões para que os atletas penalizados com este tipo de cartão, fiquem de cinco a dez minutos fora do campo de jogo no banco de reservas.

Outro tema frequentemente debatido, a "punição tripla ", vai ser objeto de discussão via o presidente da Uefa, Michel Platini (foto). Platini vai propor que o Board em lances clarividente de gol, diminua a punição ao atleta infrator. Atualmente, toda vez que um jogador impede uma oportunidade manifesta de gol, o árbitro expulsa o infrator, marca pênalti e o jogador é suspenso da próxima partida. 
                                                                   Divulgação
O mandachuva da Uefa está propondo que, dependendo do desdobramento da jogada, ao invés da expulsão, o infrator seja advertido com cartão amarelo e a consequente marcação da penalidade máxima. 
Se aceito pelo Board, a medida irá confrontar uma outra decisão da própria IFAB nas Regras de Futebol, que determina que o jogador que pratica este tipo de falta deve ser expulso não porque cometeu a infração, mas, porque impediu uma oportunidade clara de gol. 
Na agenda da 128ª reunião do IFAB, constam várias sugestões e propostas de modificações nas Regras de Futebol além das acima mencionadas, mas não acredito que teremos grandes mudanças. O Board, ao longo de 132 anos de existência, tem mantido uma posição para muitos conservadora, mas, que atende a uma máxima vociferada pelo inglês Stanley Rouss, presidente da Fifa de 1961 a 1974. "No futebol não se inventa. Futebol é paixão. O que enche estádio é a controvérsia. Foi pênalti, não foi, foi impedimento, não foi... Se acabar com isto acaba com o futebol".

Nenhum comentário:

Postar um comentário