quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Lisboa recebe curso de árbitros

Lisboa recebe curso de árbitros
Os árbitros durante os testes físicos no curso de Inverno da UEFA ©Sportsfile 
 
Os melhores árbitros da Europa, incluindo os que vão marcar presença no Mundial, vão estar na próxima semana em Lisboa para participarem nos cursos anuais de Inverno da UEFA, a partir da próxima semana.
 
 
Os árbitros vão preparar-se para a fase de eliminação das competições europeias de clubes, com os novos juízes internacionais a ficarem a conhecer as responsabilidades por representarem a Uefa. Um grupo dos principais árbitros europeus, incluindo o português Pedro Proença, já estão em plena preparação para o Campeonato do Mundo que vai decorrer este ano no Brasil.
O organismo responsável pelo futebol europeu organiza anualmente dois importantes eventos de arbitragem: um encontro de Verão, no qual os árbitros são informados sobre a nova época e recebem instruções específicas para os jogos de clubes e de seleções, e a reunião de Inverno, que visa instruir os árbitros para a segunda metade da época.
O 22º Curso Avançado da Uefa para Árbitros de Elite e o 23º Curso de Iniciação da entidade para árbitros internacionais vai permitir que, homens e mulheres, participem em sessões teóricas e práticas. As mulheres foram convidadas a participar pela primeira vez na reunião de Inverno da Uefa no ano passado, o que demonstra a importância que a instituição está a dar às mulheres na arbitragem, já que o futebol feminino continua a florescer.
Há 28 federações nacionais europeias representadas na lista de novos árbitros internacionais para 2014 da Fifa, com 44 estreantes a participarem no Curso de Iniciação, explicou o responsável pela arbitragem da Uefa, Pierluigi Collina (foto), na mensagem de boas-vindas ao curso.
                                                        Divulgação

Vai ser a primeira experiência a nível internacional para a grande maioria, embora 20 já tenham frequentado os cursos CORE (Centro de Excelência de Arbitragem da UEFA) em Nyon, confirmando a importância que tem para o desenvolvimento da arbitragem. Este é o início da preparação para virem a dirigir jogos da Uefa e as primeiras nomeações como árbitros internacionais serão para mini-torneios dos escalões jovens ou para pré-eliminatórias das competições europeias de clubes da Uefa.
Os novos internacionais vão ser submetidos a exames médicos exaustivos e terão de realizar o teste físico da Fifa. Os árbitros também vão receber várias instruções da administração da entidade européia. Os conhecimentos de inglês dos árbitros, a língua comum da arbitragem, serão avaliadas em entrevistas realizadas pelos membros do Comitê de Arbitragem da Uefa, que é composto por ex-árbitros internacionais.
Nas sessões teóricas os participantes terão oportunidade de assistir a apresentações realizadas por membros do Comitê de Arbitragem da Uefa e a sessões de vídeo com jogadas escolhidas de encontros das competições europeias, deste ano e de épocas anteriores, incluindo o Campeonato da Europa Feminino disputado no Verão passado na Suécia.
Um total de 65 homens e 16 mulheres foram convidados a participar no curso avançado. Alguns desses árbitros de elite vão passar por uma triagem de prevenção de lesões, depois todo o grupo terá de realizar testes físicos.
As fases eliminatórias da  Champions League e da Europa League vão começar a ser disputadas em fevereiro e todos precisam de estar bem preparados. Também vão receber conselhos dos membros do Comitê de Arbitragem através da análise de situações em jogos passados", explicou  Pierluigi Collina.
Como é habitual, os árbitros vão ser submetidos a um programa intenso, que será muito proveitoso na sua preparação.
Fonte: Uefa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário