sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Fifa fez investimento inédito na preparação dos apitos


 Divulgação
A Fifa anunciou no último dia (14), os nomes dos 25 trios de arbitragem escolhidos para atuar na Copa do Mundo a partir do dia 12 de junho próximo. Também foram designados os 8 duetos (composto por um árbitro e um assistente), que ficarão de atalaia caso algo de extraordinário aconteça com qualquer um dos selecionados, até o início da segunda quinzena de maio, quando as principais competições da Uefa, a Liga dos Campeões e a Copa da Uefa e a maioria dos torneios europeus estiverem concluídos. 
Até lá, os árbitros e assistentes já anunciados, serão minuciosamente observados por cientistas de arbitragem designados pela Fifa, nos quesitos social, técnico, tático, físico e psicológico. Além do exposto, a instituição que controla o futebol no planeta, já agendou aos homens de preto que irão laborar no Mundial brasileiro, três novos testes antes do início da Copa. O primeiro, deve ser aplicado nos primeiros dias de fevereiro do ano em curso, e, pelas informações que recebi será sobre o idioma oficial da Fifa, o inglês.
Árbitros e bandeirinhas vivenciarão algumas situações teóricas, disciplinares e técnicas de uma partida de futebol, incluindo vários lances de um jogo internacional exibido num vídeo. A Fifa exigirá a exemplo dos demais testes no idioma oficial, que o trio de arbitragem faça um relatório do que viu em inglês e o índice de acerto para esse tipo de relatório deve ser próximo de 95%.
Posteriormente, serão aplicados mais dois testes, sendo um deles o temível teste físico padrão Fifa. Temível  porque já reprovou e alijou das últimas competições da Fifa no Japão/Coréia do Sul, Alemanha e da África do Sul, aproximadamente meia centena de pretendentes.
E, por derradeiro, além do acima especificado há mais duas possibilidades de os selecionados serem desligados da Copa/14. Se cometerem alguma gafe que importe em questões polêmicas ou escândalos nas competições dos seus países, da Fifa ou da Uefa. E, a última possibilidade de um árbitro ou assistente ser cortado do campeonato da Fifa, diz respeito a alguma contusão que porventura um dos selecionados venha a sofrer e venha demandar um tempo de recuperação, além dos primeiros dias de maio deste ano. 
Acrescente-se ainda que a Fifa renovou a maioria dos membros do seu Comitê de Árbitros e  já investiu  mais de 4,5 milhões de euros na preparação dos homens do apito mirando a Copa, com a realização de (congressos, cursos, painéis, seminários) desde setembro de 2011. Em entrevista concedida a imprensa européia na semana que passou, o presidente da entidade Joseph Blatter, afirmou: “Fizemos  o maior investimento já realizado no setor da arbitragem no que concerne a um Mundial.  O intuito foi o de propiciar àqueles que terão o  privilégio de trabalhar Copa do Mundo no Brasil, totais condições no momento de tomar a decisão em conformidade com as Regras de Futebol”. Portanto, qualquer deslize será fatal para eliminar sumariamente (árbitro ou assistente) sem tergiversações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário