quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Tecnologia avança mais rápida do que acontece na fórmula um

Implementada após exaustivos testes pela Fifa no Mundial de Clubes do Japão, em 2012, posteriormente na Copa das Confederações este ano no Brasil, ato contínuo, na Premier League da Inglaterra, há poucos meses no Campeonato Holandês e no mês de dezembro do ano em curso, no Mundial de Clubes no Marrocos, a tecnologia na linha do gol (GLT), cujo objetivo é auxiliar o  árbitro a equacionar lances que escapem do campo de observação da arbitragem, avança de maneira lenta e inexorável  em diferentes Países do planeta.

A última adesão a tecnologia, vem da (DFL) Deutsche Fußball Liga GmbH (Alemanha), que após reunião com trinta e seis clubes, incluindo a primeira e a segunda divisões, confirmou que até o final da temporada 2013/2014, irá se posicionar sobre o tema. Um encontro em Frankfurt na semana que passou, definiu que um grupo de especialistas da (DFL) analisará como funciona a tecnologia atualmente em uso na Inglaterra e na Holanda, bem como o equipamento utilizado no Mundial de Clubes da Fifa, no Marrocos este mês. Posteriormente, acontecerá um novo evento dos homens da (DFL), onde serão expostos os prós e os contra, quando então se tomará uma decisão final sobre a implementação ou não da eletrônica nas competições futebolísticas alemãs. Os critérios a serem avaliados incluem a precisão, a confiabilidade, a infraestrutura, a  velocidade e o custo econômico.

A certeza que fica é de que há um sentido de continuidade no uso da tecnologia, após a (GLT) ser introduzida pela primeira vez em uma competição oficial, no Japão. Tecnologia que foi autorizada pela International Board (IFAB), em 5 de julho de 2012. Dirk Broichhausen, da MD GoalControl GmbH, comentou: “Estamos ansiosos para este evento especial do futebol, a Copa do Mundo no Brasil e agradecemos a demonstração de confiança da Fifa no nosso trabalho".
O sistema da GoalControl-4D, que obteve  licença oficial da Fifa em fevereiro de 2013, é baseado em 14 câmeras de alta velocidade que são alocadas ao redor do campo de jogo e estão focadas nas duas metas. A posição da bola é contínua e automaticamente gravada em três dimensões (X, Y e Z coordenadas), assim que a bola se aproxima da linha do gol. Quando a bola ultrapassa completamente a linha de meta, a unidade de avaliação central envia um sinal codificado para o receptor de relógio do árbitro (no pulso que emite pequena vibração), em menos de um segundo com a palavra gol.
                                               Fotos/GoalControl

PS: O futebol nasceu pela capacidade que o homem teve no seu desenvolvimento não se constituindo numa modalidade científica, e sim pura arte como já se viu nos pés e nas cabeças, entre outros de Pelé, Maradona, Tostão, Rivelino, Messi e por último Neimar. Agora vem a  ingerência da tecnologia para frustrar a correção das Regras de Futebol, que há séculos se encontram gravadas nos respectivos estatutos. Como se quer operar o futuro do futebol, pelo visto, os próximos campeonatos de futebol do mundo serão todos ganhos pelas grandes potencias, pois facilmente eles farão em forma de robô, outros Pelés, Maradonas, Messis, Rivelinos e Neimares, além do árbitro que dirigirá as partidas de sua casa via videoconferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário