segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Raio-X da arbitragem



Ótimas arbitragens (1)

Em que pese a pressão psicológica dispendida pelos dirigentes, atletas e torcedores nas partidas envolvendo as equipes paranaenses na Copa do Brasil e no Brasileirão sob a arbitragem, durante a semana que passou, os homens de preto designados pela CA/CBF tiveram ótima performance nas tomadas de decisões no campo, quando exigidos a interpretar e aplicar as regras de Futebol.


Ótimas arbitragens (2)

Na terça-feira pela Série B, Arilson  Bispo da Anunciação, o árbitro de Paraná Clube 1 x 1 Atlético/GO, foi perfeito em todos os quesitos, inclusive no acréscimo do tempo de bola parada durante a etapa final. Na quarta, Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP), no prélio Atlético/PR 0 x 0 Inter/RS, Copa do Brasil, em que pese algumas críticas antecipadas deste colunista e de outros segmentos, reviveu seus melhores momentos como árbitro internacional e nos presenteou com uma aula de cátedra sobre as regras.


Ótimas arbitragens (3)

No domingo, Francisco Carlos Nascimento (Fifa/AL), não foi visto no campo de jogo. E quando precisou intervir para cumprir o espírito das regras que é punir o infrator, exibiu com exatidão o  cartão vermelho para o atleticano  Bruno Silva aos 37’ da primeira etapa, pela prática do uso de força excessiva contra seu adversário. Já no Couto Pereira, no crepúsculo da tarde de domingo, no  Coritiba/PR 4  x 0 Grêmio,  André Luiz de Freitas Castro (GO), do quadro especial da CBF, fechou a semana com uma atuação primorosa.


Os melhores do Brasileirão 

Aliás, André Luiz de Freitas Castro e Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ), são os únicos árbitros que conseguiram destoar da mediocridade que impera na arbitragem nacional nesta temporada. Ambos tem demonstrado nas tomadas de decisões nos jogos que foram escalados, equilíbrio, inteligência, frieza, imparcialidade, às vezes são educados até com exagero, mas, dependendo das circunstâncias, agem de maneira  firme e enérgica para manter o controle das partidas. Acrescento ainda três qualidades importantíssimas que tenho observado nos apitos mencionados: aptidão, talento e sorte. 


Foto: Felipe Rosa - André Luiz de Freitas Castro
Foto: Apito do Bicudo - Marcelo de Lima Henrique 
Em dezembro sai a lista da Fifa

 A CBF encaminhou a Fifa há quinze dias atrás, para apreciação e confirmação ou não, a lista com os nomes dos árbitros e assistentes da entidade brasileira para o ano de 2014. Há duas questões a serem equacionadas: a permanência ou não de Wilson Seneme no quadro internacional da entidade que  controla o futebol no planeta, dado seu histórico de reprovações nos testes físicos e quem vai ocupar a vaga do assistente, Altemir Hausmamm, que atingiu a idade limite de 45 anos.


Deslealdade custou caro (1)

A lacuna de assistente, poderá ser destinada a Federação Paranaense de Futebol, desde que a entidade paranaense tenha realizado um bom trabalho de bastidor junto a CBF e sua comissão de árbitros. Explico: com a saída de Roberto Braatz em 2012 do quadro internacional, o substituto imediato que preencheu os requisitos exigidos pela Fifa, foi o assistente Bruno Boschilia (Asp/Fifa/PR.) 


Deslealdade custou caro (2)

Porém, o futebol do Estado do Paraná agiu de maneira pérfida contra a dupla José Maria Marin e Marco Polo Del Nero, e aí a injustiça sobrou para Boschilia que nada fez para sofrer tamanho castigo. Explico de novo: o comtemplado foi Fabio Pereira, da federação de Tocantis, que viu o escudo da Fifa cair de para quedas no seu tórax.  Resta esperar, se a associação dos árbitros que é presidida por Braatz e é instrutor da Conmebol, fez um trabalho de reaproximação junto a CA/CBF, e quebrou a antipatia que foi criada contra o nosso futebol. Se isto aconteceu, a vaga de assistente Fifa retornará ao futebol da terra dos pinherais. 


Arthur é o “cara” (1)

Está surgindo um movimento em âmbito nacional, com o intuito de lançar o  secretário geral da Associação Nacional de Árbitros de Futebol, Arthur Alves Júnior, como presidente da futura Federação Brasileira de Árbitros de Futebol. Alves Júnior é uma liderança expressiva da Federação Paulista de Futebol e tem ideias magnificas para o crescimento e desenvolvimento da categoria dos apitadores. 


Arthur é o “cara” (2)

Além do exposto,  é um sindicalista nato, preside o maior sindicato de árbitros de futebol do Brasil, São Paulo, e tem livre trânsito junto ao presidente Marco Polo Del Nero e é homem da confiança do Cel. Marcos Marinho, presidente da Comissão de Arbitragem da entidade paulista.  


Fifa reconhece aptidão de Heber

Considerado pela Comissão de Árbitros da Fifa, como um dos árbitros com o melhor desempenho no Mundial Sub-17, nos Emirados Árabes Unidos, Heber Roberto Lopes (Fifa/SC), volta a ativa nesta terça (29). Lopes irá dirigir, Nigéria x Iran, pela oitavas de final do aludido campeonato. 


Portugal quer a profissionalização

Diferentemente do Brasil onde a profissionalização foi reconhecida a meia-boca, a Federação Portuguesa de Futebol e a Associação Portuguesa de Árbitros, estão elaborando um projeto – piloto com cinco árbitros da Fifa, com vistas a profissionalização do árbitro naquele País.  O quinteto será avaliado durante a temporada 2013/2014, e, após uma análise detalhada de uma comissão que será formada nos próximos dias, serão profissionalizados e não poderão ter outra profissão correlata com a arbitragem. Em suma: os portugueses estão seguindo a Inglaterra, modelo de gestão na profissionalização do homem do apito.  
  
PS: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG), será o árbitro da primeira partida decisiva pelas semifinais da Copa do Brasil, entre Atlético/PR x Grêmio/RS, na quarta-feira, na Vila Capanema. O que causou "estranheza" foi a designação de um delegado especial de arbitragem, Sergio Cristiano do Nascimento, do Rio de Janeiro, para fazer o relatório do nominado jogo, orientar a equipe de arbitragem e fazer as observações que julgar inerentes à arbitragem. Pergunto: onde está o delegado especial de arbitragem da Federação Paranaense de Futebol, Gerson Baluta? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário