terça-feira, 24 de setembro de 2013

Fifa dá a Heber o "trono" merecido

Heber Roberto Lopes é natural de Londrina (PR), cursou o curso de árbitros na Federação Paranaense de Futebol. Foi elevado ao quadro de arbitragem da Fifa na gestão do ex-presidente Onaireves Nilo Rolim de Moura, que o indicou para a entidade internacional. Além disso, dirigiu inúmeras partidas nos campos do futebol paranaense, mas, era contestado veementemente, sobretudo nos clássicos do nosso futebol.
Cansado das injustiças que sofria, no final de 2012, resolveu procurar outras plagas para exibir suas extraordinárias qualidades como árbitro e lá se foi para laborar na Federação Catarinense de Futebol. Contratado a peso de ouro tornou-se referência na arbitragem de Santa Catarina, e logo a seguir foi inserido no processo pré-seletivo dos homens de preto da Copa de 2014.
Convocado pela Fifa nesta temporada, participou de seminários em Córdoba (Argentina), Assunção (Paraguai) e no último mês de junho, do curso de alto nível ministrado no Rio de Janeiro, pelo chefe da arbitragem da Fifa, Massimo Busacca, aos árbitros pré-selecionados para o Mundial do ano que vem. Mas a vida continua e Lopes deu sequencia a ela, dirigindo jogos do Campeonato Catarinense, Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores da América, Eliminatórias da Copa e campeonatos pelo País afora, sempre que convidado.
Não obstante o exposto, Heber foi submetido na semana que passou a novo teste físico pela entidade que controla o futebol no planeta e ato contínuo, convocado para representar a arbitragem brasileira no Mundial Sub-17, que será realizado nos Emirados Árabes Unidos, no período de 17 de outubro a 8 de novembro próximo. Lembro que nessa competição, a Comissão de Arbitragem da Fifa que é presidida por Jim Joyce (Irlanda) e pelo preparador técnico Massimo Busacca, convocaram somente os apitos e assistentes pré-selecionados para a Copa do ano que vem no Brasil. Méritos para o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto, que agiu como um visionário e hoje colhe os frutos do investimento que realizou há pouco mais de nove meses.
Foto: Apito do Bicudo
 Heber Roberto Lopes (Fifa) da Federação Catarinense de  Futebol
A incompetência, para não se dizer a omissão, do futebol do Estado do Paraná, fez com que um dos nossos “homem de ouro”, fosse chamado pela Fifa, sendo que aqui não se concedeu um voto de confiança ou mesmo a gratidão pela sua expressiva capacidade de manejar com o apito. De quem estamos falando, Heber Roberto Lopes (foto) que na atualidade, tem a dimensão técnica na sua função compatível ou igual aos melhores árbitros de futebol do mundo.

2 comentários:

  1. Parabéns ao Héber e que Deus o abençoe muito...Culpa da incompetência da nossa gloriosa FPF.Perder um arbitro da capacidade do Héber eh o fim.Pobre do nosso Estado que hoje não tem um arbitro de nível Nacional,e muito menos Internacional.Se continuar nesse ritmo o nosso Estado vai ficar atras de Campeonatos de menor expressão como Mato Grosso,Amazonas etc...Pois a Federação Paranaense só quer saber de faturar e não cuida dos seus clubes(principalmente do interior) e dos seus árbitros.E o Parana esta atras de Santa Catarina em todos os quesitos quando se trata de Futebol,pois Santa Catarina tem melhor estrutura,melhores árbitros e melhor campeonato,tanto que la eles tem 5 clubes entre as Series A e B...ACORDA FEDERAÇÃO PARANAENSE!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. parabéns Héber unico arbitro qui me deu orgulho de ver aptar jogo aqui em arapongas tem coragem de expulsar jogador de time grande e não e comprado como a maioria !
    expulso o perreira aqui e mandou calar a boca parabéns você merece !!!!!

    ResponderExcluir