terça-feira, 9 de julho de 2013

Um erro pode ser fatal

 Foto: Divulgação
Temos de hábito quando dos grandes clássicos do futebol do Estado do Paraná, como critério habitual destinar uma mensagem ao apito designado para a sua condução.
E o fato agora se repete com a escalação do  árbitro, Felipe Gomes da Silva (foto - Asp/Fifa/RJ), que terá a dificílima missão de comandar o maior evento esportivo do futebol paranaense, no próximo domingo, no Couto Pereira, entre Coritiba x Atlético/PR.
Embora seja um profissional de regular competência, ainda está latente na mente dos torcedores do nosso futebol, os lamentáveis equívocos perpetrados pelo indigitado árbitro, na decisão do primeiro turno do Campeonato Paranaense do ano em curso. Nunca é demais trazer a memória do torcedor, que os erros de Gomes da Silva, naquela partida, Londrina x Coritiba, por muito pouco não provocaram uma tragédia fatídica no estádio do Café, na cidade de Londrina.
Dado o histórico negativo envolvendo-o em jogos das equipes paranaenses,   oportuniza-se advertir Felipe Gomes de que o Atletiba é o próprio realce do futebol da terra dos pinherais, e exige na sua direção no campo de jogo um braço forte manejando o apito.
Por isso mesmo, alerto-o novamente da necessidade de uma compenetração meditativa, a fim de que não manche o nosso maior clássico futebolístico, com uma conduta imprópria.
Fácil é afirmar que ser árbitro de futebol é uma operação problemática àqueles que se lhe agregam. Pois durante os minutos de duração de uma partida, um único erro e sua arbitragem vai para o beleléu. Estamos torcendo para que Gomes da Silva, seja vitorioso nessa sua complexa tarefa, visto que estará a frente do espetáculo dos espetáculos do nosso futebol, que em termos de arbitragem há muito tempo vivencia uma carência de apitos de excelência.  
PS: É contrário a melhor política a indicação de Marco Antonio Martins, presidente da Anaf – Associação Nacional de Árbitros de Futebol, como assessor de arbitragem, no jogo Avai/SC x Paraná Clube/PR por uma questão muito simples: Ele pelo seu cargo e função, é o homem que tem a missão de “captar” os erros que são cometidos pelo árbitro, assistentes, quarto árbitro e assistentes adicionais, durante o prélio. Posteriormente, investido na função e no cargo de presidente da Anaf, quando os mesmos árbitros que ele “caguetou” no seu relatório a CBF forem execrados publicamente, irá se metamorfosear tal qual um “camaleão” e irá avocar para si a responsabilidade de defendê-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário