terça-feira, 11 de junho de 2013

Notícias do apito


130km: Um chute
Ao final da Copa do Mundo de futebol na África do Sul, em 2010, a Fifa apresentou o balanço das tomadas de decisões da arbitragem durante a competição. Segundo a entidade que controla o futebol no planeta, os homens de preto lograram êxito em 96.3% das decisões. Porém, um lance manchou a credibilidade da confraria do apito, que laborou naquele evento: No prélio Inglaterra x Alemanha, o meia inglês Lampard, desferiu portentoso chute a 130/km/h, contra a meta do golero Neuer (Alemanha), tendo a bola ultrapassando a linha de meta em 46 centímetros, o que não foi observado pelo campo visual do árbitro uruguaio, Jorge Larrionda e seu compatriota Mauricio Espinosa. Se validado o lance mencionado, aos 36' da primeira fase, os alemães que perdiam a porfia por 2 x 1, empatariam o jogo e, certamente, na segunda fase a cor da chita seria diferente.
Blatter contra a tecnologia
Joseph Blatter, o presidente da Fifa, questionado sobre o ocorrido e a incapacidade do árbitro a olho nu de vislumbrar esse tipo de lance, vociferou: "Temos que implementar a tecnologia para auxiliar a arbitragem em lances que fujam do seu campo visual, mas, não podemos tirar a autoridade do árbitro que é o guardião das Regras de Futebol". "O espetáculo de futebol é praticado por humanos e as decisões devem ser tomadas por humanos", finalizou Blatter à época.
Profissionalização: Um sonho
Dada a polêmica estabelecida no lance nominado, a Fifa fez modificações pontuais na sua Comissão de Árbitros, anunciou uma possível profissionalização na arbitragem em escala planetária, o que não aconteceu, autorizou em caráter experimental em conjunto com o International Board, a utilização da tecnologia (a bola com chip), que será usada na Copa das Confederações, introduziu a figura dos (AA) árbitros adicionais atrás das metas, realizou um pente fino no processo de seleção dos árbitros e assistentes para a Copa das Confederações este ano  e do Mundo no ano que vem, e, vem realizando uma sequência de Cursos de Alto Nível à arbitragem, como nunca se viu nos anais da entidade internacional.
A caminho do mundial
Cursos de alto nível, que segundo Massimo Busacca, o chefe do apito da Fifa, continuarão sendo efetivados pela Comissão de Árbitros, até abril de 2014, quando serão anunciados os nomes dos laureados que irão laborar na Copa. Ainda de acordo com Busacca, esses cursos serão realizados de surpresa, cujo objetivo precípuo é saber a real condição técnica, tática, física e psicológia dos apitadores.
Nomes para 2014
Diante do que se leu acima, resta esperar pelo desempenho dos dez árbitros designados para a Copa das Confederações,que são:  Ravshan Irmatov (Uzbequistão), Yuichi Nishimura (Japão), Djamel Haimoudi (Argélia), Joel Aguilar Chicas (El Salvador), Diego Abal (Argentina), Enrique Osses Zencovich (Chile), Felix Brych (Alemanha), Pedro Proença (Portugal), Bjorn Kuipers (Holanda) e Howard Webb (Inglaterra). Os destaques da lista são mesmo os árbitros europeus. Pedro Proença apitou a última final da Liga dos Campeões, entre Bayern de Munique e Chelsea, enquanto Howard Webb foi o responsável pela última decisão da Copa do Mundo, quando a Espanha conquistou seu primeiro título, em cima da Holanda. Bjorn Kuipers, por sua vez, foi escalado para a final da Liga Europa, no choque, Chelsea e Benfica.  
Fifa vai recuar?
Num passado não muito distante, a Fifa permitia ao País sede da Copa do Mundo, indicar dois árbitros para participar do Mundial. Repentinamente, essa deferência ao país anfitrião foi cortada, e, agora, há um movimento nos bastidores do futebol brasileiro, objetivando o retorno de dois árbitros. Na nossa opinião, achamos difícil a volta de dois apitos como era num pretérito recente, porém, como a Fifa vai ter eleições, e, a  CBF goza de ingente prestígio junto ao mandachuva do futebol mundial, tudo pode acontecer.
Arbitragem no fundo do poço
É deplorável o desempenho de alguns árbitros e assistentes neste início do Campeonato Brasileiro de futebol, sob os olhares imutáveis da imprensa esportiva internacional, que chega ao Brasil diariamente. Ainda bem, que o Brasileirão pára durante a Copa das Confederações, porque se continuasse no mesmo diapasão, o fiasco seria inominável. Pergunto: O presidente da CA/CBF tem acompanhado os crescentes erros primários de interpretação e aplicação das Regras de Futebol, que são perpetrados pela arbitragem? Que tal o senhor Antonio Pereira da Silva, o responsável pela escalação dos apitadores nas competições da CBF, dar uma lida na mídia esportiva internacional, para saber o que pensam sobre a qualidade dos árbitros que ele comanda?
Afonso opina
Conversando com Afonso Vitor de Oliveira, presidente da Comissão de Arbitragem da  (FPF) Federação Paranaense de Futebol,  de quem muitos imaginam sou inimigo, porém não sou, apenas discordo do seu modelo de gestão, perguntei o porquê de alguns árbitros apresentarem diferentes padrões de interpretação e aplicação nas Regras de Futebol. Afonso me disse que, na sua opinião, o campeonato regional tem uma peculiaridade diferente do campeonato nacional, e, talvez isso explique a boa performance que vem sendo exibida pelos árbitros do futebol do Paraná neste início de Campeonato Brasileiro.         
PS: Se houver um mínimo de inteligência e vontade na CA/CBF, este órgão deve convocar os membros da Renaf - Relação Nacional de Árbitros de Futebol e iniciar um processo de requalificação no quadro de árbitros da CBF. Pois do contrário, o Campeonato Brasileiro, no que concerne à arbitragem  entrará em colapso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário