segunda-feira, 3 de junho de 2013

Notícias do apito


Foto: Apito do Bicudo

Discutindo redução
Ao final do 63º Congresso da Fifa, que foi realizado nas Ilhas Maurícius, no último sábado (1º), os jornalistas que participaram do evento perguntaram  a Joseph Blatter, o homem que manda no futebol mundial, qual era a posição da entidade que dirige,  sobre a redução da idade do árbitro de futebol, que hoje é de 45 anos, para 42 anos, na Copa do Mundo na Rússia.
Blatter não discute
Objetivando não estabelecer polêmica sobre o assunto, o  mandachuva da Fifa respondeu que a responsabilidade sobre a redução ou não da idade do homem do apito, nas competições internacionais daqui para frente, será da Comissão de Árbitros, que é presidida por Angel Maria Villar, e tem como chefe dos árbitros, Massimo Busacca.
Blatter acha injusto
Blatter disse aos profissionais da imprensa, que é injusto interromper a carreira de um profissional da arbitragem, quando esse profissional está na plenitude da sua maturidade.  Mas, deixou claro, que vai analisar o tema em conjunto com a direção de árbitros e os desdobramentos dos homens de preto até o Mundial na Rússia.
Fracasso intolerável (1)
Antes de embarcar para a Europa, na última sexta-feira, Massimo Busacca, o chefe de arbitragem da Fifa, realizou uma avaliação mais amiúde dos homens do apito, que vão laborar na Copa das Confederações e no Mundial Sub-20 na Turquia, a partir de junho próximo. Busacca, aplicou o famoso teste Yoyo, importante ferramenta que mede o nível da capacidade individual de cada árbitro, e exige esforços intermitentes e realçam situações reais que ocorrem durante um jogo de futebol.
Fracasso intolerável (2)
O teste Yoyo foi criado pelo fisiologista dinamarquês, Jens Bangsbo, e é utilizado pelos preparadores físicos da Uefa, nos testes da entidade para árbitros e usado de forma reiterada pelos clubes do Velho Continente. Nesse teste, o árbitro deve deslocar-se numa velocidade  de uma marca à outra que é decidida pelo comandante da prova.  A velocidade é aumentada a cada deslocamento. O árbitro deverá atingir a marca determinada antes do sinal sonoro tocar.  O objetivo do teste é de que o avaliado realize o maior número de deslocamentos de acordo com o estímulo sonoro.
Vamos treinar
De tudo que se leu acima, o famoso “Yoyo” reprovou nove  árbitros sul-americanos, sendo que apenas Enrique Osses (Fifa/Chile), Néstor Pitana (Fifa/Argentina) e Wilmar Roldán (Fifa/Colômbia), foram aprovados.
Pânico nas arbitragens
Além do fiasco no teste nominado, o staff de arbitragem da Fifa, extremamente polido e comedido, limitou-se a observar as primeiras atuações da arbitragem do Brasileirão/2013, e da Libertadores.  Mas, um interlocutor deste colunista, que fala inglês, tem ótima audição e transitou junto ao Centro de Treinamento Antunes, no Rio de Janeiro, tascou: Os homens da Fifa, estão preocupadíssimos com o desempenho da confraria do apito sul-americano na Copa das Confederações e do Mundo ano que vem.    
Felix: eis o cara 
Em entrevista ao jornalista Jan ter Hansel, do site de arbitragem holandês Dutch Referee, o diretor de árbitros Herbert Fandel, da Bundesliga (Alemanha), afirmou que  a indicação de seu compatriota, o árbitro Felix Brychs, para atuar na Copa das Confederações da Fifa, é o reconhecimento a um dos apitos mais modernos do futebol europeu na atualidade.
Fato negativo (1)
Foi a  escalação do árbitro Wagner do Nascimento Magalhães, da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, pela CA/CBF, na partida Palmeiras/SP x Avai/SC, nesta terça (4). Explico: na primeira rodada da Série A, o indigitado apitador, dirigiu Coritiba/PR 2 x 1 Atlético/MG. Nesse prélio, além não assinalar um penal indiscutível a favor da equipe do Paraná,  mostrou-se confuso na interpretação e aplicação das regras, como também, utilizou de critérios “esquisitos” no momento de sancionar os atletas infratores com o cartão amarelo.
Fato Negativo (2)
O mínimo que se esperava da CA/CBF, após os  erros crassos perpetrados na partida mencionada por Magalhães,  era de que o mesmo fosse submetido a uma requalificação sobre as Regras de Futebol. Mas o inverso aconteceu e pelo andar da carruagem, o mundo do futebol que está no Brasil aguardando o início da Copa das Confederações, continuará a vivenciar arbitragens desqualificadas como a do árbitro em tela.   
Fato negativo (3)
A protuberância abdominal exibida por árbitros, assistentes, quarto árbitros nas Séries A e B do Brasileirão deste ano, sendo repetida a exemplo de anos anteriores. É vergonhoso, aviltante, observar que o guardião das Regras de Futebol e seus congêneres do País pentacampeão de futebol, explicitem à imprensa mundial que está no Brasil, um índice de massa corpórea inadmissível a um árbitro de futebol. Em tempo: Que tal a CA/CBF perguntar ao sexto melhor árbitro do mundo,  Wilmar Roldán, o árbitro de Brasil x Inglaterra, quais são os mecanismos que o indigitado apito utiliza para ter a estética que tem, e repassá-los aos membros da Renaf?
Fato positivo
A perfeita atuação do árbitro Leandro Júnior Hermes, da (FPF) Federação Paranaense de Futebol, no prélio Figueirense/SC x Sport/PE. É a segunda semana consecutiva que um árbitro da (FPF), desenvolve um conceito de arbitragem totalmente oposto, ao desenvolvido durante as competições realizadas em solo paranaense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário